terça-feira, 14 de março de 2017

VALORES PERDIDOS.



INVERSÃO DE VALORES
               Todas as nossas atitudes, tem alguma consequência. Algumas afetam somente a nós mesmos, mas algumas causam impacto na vida de terceiros. Estas, pode ou não causar algum dano ou benefício, pode ser apenas uma intervenção sem afetar em nada os outros. Mas quando nossos atos afetam, para o bem ou para o mal, outro ou outros, esta atitude deve ser ou punida ou premiada, se causou mal ou o bem. Isto impede ou estimula nossas atitudes diante de outros seres humanos como nós. O que não se espera, mas infelizmente estamos presenciando, cada vez em maior número no nosso país, é se fazer o oposto do que seria normal, ou seja, punir o mal e premiar o bem. Quando assim se age estamos a desestimular as pessoas de bem e a incrementar cada vês mais atos criminosos. O que levaria um grupo de pessoas optar a praticar esta inversão de valores? Estariam agindo por ignorância ou conscientemente? Com a palavra os Direitos Humanos.


MORRER FELIZ.
               O sujeito estava começando a ter constantes faltas de ar, cansaço e insônia à noite, quando perdia o sono, saia da cama e fumava um ou dois cigarros e voltava para a luta em tentar dormir. Preocupado, com medo de morrer, foi procurar um médico. A pergunta clássica de que se fumava foi respondida com afirmação, mas o médico não deu a menor importância para isto. Aconselhou-o a seguir fumando e se ficasse nervoso acendesse um outro para, quem sabe, acalma-lo. O médico que ele havia consultado um ano antes, o havia aconselhado a largar o cigarro ou morreria, ele não largou e estava sofrendo as consequências. O doente morreu. Morreu, mas morreu feliz, fumando. Uma reforma da previdência é a mesma coisa. Se entregarmos a sua modificação para os sindicalistas, políticos e trabalhadores ignorantes, que só pensam no agora, o paciente terá o mesmo fim do nosso herói.  

               “Não esperar senão duas coisas do Estado: Liberdade e Segurança, e ter bem claro que não se poderia pedir mais uma terceira coisa, sob o risco de perder as outras duas.”
Frédéric Bastiat

segunda-feira, 13 de março de 2017

DIREITOS x PRIVILÉGIOS.



               Vamos falar de direitos? Primeiro de tudo gostaria que o leitor entendesse que se tem direito a algo é porque se conquistou por méritos, ou se pagou para isto. Somente tem direito a exercer a profissão de médico, quem estudou e cumpriu os requisitos parar exercê-la. Assim é juiz, engenheiro, advogado etc. Para eu me aposentar tenho que pagar durante um determinado tempo e um valor pelos quais serão feitos os cálculos do que farei jus a minha remuneração. Para eu conseguir ser atendido por um médico do sistema público de saúde terei que entrar em uma fila para, na ordem, receber a referida prestação. Qualquer benefício concedido fora dos parâmetros normais, deixam de ser classificados como direitos e passam a ser chamados de privilégios. Alguns privilégios são facilmente assimilados pela população por motivos culturais, como o caso do idoso e do deficiente. O problema é que o número de aceitos culturalmente como merecedores destas lisonjas deve ser reduzido para que não se faça da exceção uma regra. É o que está ocorrendo no nosso país, por se tratar de um povo em que temos como cultura o “jeitinho”. O filho do agricultor e a mulher se aposentam mais cedo, mesmo que esta, viva mais que o homem e aquele, não tenha contribuído para tanto. O negro tem direito a cotas porque pretensamente um familiar seu possa ter sido escravizado por uma família do qual o preterido nem tenha notícia de qual seja. Todos são iguais perante a lei, mas uns são mais iguais que os outros conforme pregava Jorge Orwell, na sua obra “A Revolução dos Bichos”, e isto acontece com as pessoas que adquirem algum poder. Mas ninguém escolhe envelhecer, nascer mulher, filho de agricultor ou negro e os seus beneficiários são meros coadjuvantes de leis porcas. O problema é que quando se passa do privilégio absurdo a algo mais grave do que isto é sinal de que temos que tomar alguma atitude. Qual será a próxima classe a receber o beneplácito do resto da sociedade, quando se tenta aprovar uma lei ou norma que garante aos bissexuais, lésbicas ou trans, o direito de nem em fila entrar para ser atendido, em uma fila onde outros reles mortais, estão a esperar. O que justifica tamanho absurdo e o que isto está a sinalizar é uma incógnita. Sim, um mistério para uns, para os que estudam não. É de uma certeza matemática. Estão a tentar desvirtuar o que ainda há de sensato e moral no mundo.

sexta-feira, 10 de março de 2017

BANDIDOS E MIMIMIs


               Aqueles que tanto defendem os marginais para que eles possam consumir suas drogas sem serem admoestados pelas autoridades deveriam ser responsabilizados pela morte do marginal que ameaçou quebrar os vidros da empresa Habib’s por estar drogado com uma mistura de cocaína e lança perfume. Mas o que fizeram eles, que deveriam ser os responsáveis? Partiram para o ataque responsabilizando os pobres funcionários que estavam a cumprir com seu dever de proteger o patrimônio da empresa. Mas, dentro da lógica a senadora Gleise está correta. É bandido, eu protejo.

               Vamos ver se eu entendi direito: Padilha pediu dinheiro da Odebrecht, MAS DE FORMA LÍCITA, em nome de Temer, para a campanha de Scaf, “QUE NEGA” Mas Temer “NÃO SABIA DE NADA”. Qualquer idiota acredita.

               O argumento de que o dinheiro recebido na campanha foi oficial e devidamente contabilizado não servirá mais como salvo conduto para os políticos que assim alegam. Existe propina que foi contabilizada como doação oficial. Isto está sendo descoberto pelos investigadores da operação lava jato. E parece que o PT não está muito preocupado com isto, pois o dele era caixa dois mesmo.


               As mulheres merecem direitos iguais aos dos homens, pois tem as mesmas capacidades que eles. As mulheres merecem tratamento diferenciado, por serem mais frágeis que os homens. As mulheres não são obrigadas a trabalhar em casa e fora dela, pois os homens também tem esta obrigação de cuidar do lar. As mulheres necessitam aposentar-se mais cedo que os homens, mesmo sem contribuir para isto, pois tem jornada dupla de trabalho.  E a lógica, bem a lógica e o bom senso, que dê lugar ao politicamente correto. 

quarta-feira, 8 de março de 2017

MULHERES, Mulheres e mulheres.

               São seres muito semelhantes, mas com algumas peculiaridades que os difere. Estou falando do homem e da mulher. O homem é um ser mais bruto e a mulher mais delicada, um mais pragmático o outro mais perspicaz. E por aí vão as várias peculiaridades que fazem da mulher uma pessoa diferente do homem em alguns aspectos, o que não quer dizer que toda a mulher tenha que ser em tudo diferente do homem. Existem mulheres mais fortes que homens e homens mais delicados que muitas mulheres, mas isto são exceções. Pelo fato de ser defensor da meritocracia não posso deixar de defender que as mulheres, em muitas áreas se sobressaem aos do sexo masculino, principalmente quando se trata da área administrativa. Já fui preterido na escolha de cargos por uma mulher e não achei injusto. O trabalho para o qual concorri era para administrar, não para fazer força, por isto não logrei êxito. Mas em uma das peculiaridades os homens se sobrepõem as mulheres. Elas se deixam enganar mais facilmente do que eles. Pelo sexo masculino ter a capacidade de ser melhor estrategista do que a mulheres, as convenceram de que elas tem os mesmos direitos dos homens, assim fazendo com que elas, aos poucos também, sejam obrigadas a compartilhar das mesmas obrigações. E, tal qual um animal domesticado, fazem isto por conta própria. Elas mesmas de forma involuntária estão se igualando aos seres inferiores, que são os homens, deixando direitos que tinham para assumir obrigações das quais eram desobrigadas. E eu já tinha terminado de escrever este texto quando ouço da tribuna do senado Gleise Hoffmann abrir o “bebedor de lavagem” e desqualificar toda e qualquer virtude que as mulheres tenham. Quem precisa fazer greve de sexo para impor-se, não é digna de nenhuma consideração e nem respeito. As mulheres poderiam muito bem ser homenageadas no seu dia, sem terem sido desrespeitadas da forma que foram pela senadora.  Nem toda a mulher é feminista senadora, e nem defendem estas ideias chulas que a senhora proferiu. 

sábado, 4 de março de 2017

ALGUMAS DISCREPÂNCIAS.

MIOPIA.
               Ao ver a barba do vizinho arder, devemos colocar as nossas de molho. Este é o ditado que, se seguido, pode evitar alguns percalços em qualquer dimensão. Vendo o que ocorreu nos países europeus e o que eles estão sofrendo para se recuperar, bem que poderíamos abreviar todas as ações populistas e solucionar logo o caso. Quanto maior o tempo de levarmos para consertar o mal, maior deverá ser o dispêndio de energia necessário para tal. A catástrofe total seria não fazer as reformas e eleger, em 2018 os governantes que levaram o país ao estado em que se encontra. Corremos sério risco de isto acontecer, pois o brasileiro tem memória curta e não enxerga longe.

PARA UNS POUCOS.
               Não é assim que a banda toca, ou pelo menos não é assim que deveria tocar. Sim, necessitamos de uma reforma da previdência, sim ela é deficitária. Mas assim como eu condeno os ditos direitos trabalhistas, que eu considero o privilégio de alguns para exclusão de outros, também acho que a reforma proposta pelo governo, de fato, salvará a instituição e permitirá que o trabalhador se aposente de forma digna. Sim de forma digna e até muito melhor do que nós estamos atualmente aposentados. O problema é que serão tão poucos os que serão beneficiados que o dinheiro sim, sobrará. Isto está muito longe de ser chamado de justiça.

ALINHAMENTOS.
               O que parecia ser uma benesse, na verdade foi um baita prejuízo para o nosso estado. Os famosos alinhamentos com o governo federal permitiu aos governantes receber créditos dos quais não eram merecedores, mas que teriam que ser pagos um dia. Quando o presidente era tucano o governador também era, depois petista e agora o crime parece que vai se consolidar. Mais uma vez o governador se acovardará e não vai peitar o seu companheiro de partido e dar um basta nesta sangria de nossa dívida. O alinhamento concede benefícios, mas impede contendas muitas vezes necessárias entre eles.  

REMENDO.
               De que adianta reformar a previdência se seguirmos o mesmo sistema? A próxima geração estará fadada a novamente sofrer os percalços de um plano mal elaborado que é o sistema de repartição em que quem trabalha paga quem já está aposentado, sem este ter contribuído com a mesmo quanto que está recebendo. Quem já viu falar de remendo novo em roupa velha, sabe do que eu estou falando.

IGUALITARISMO.     

               Para promover a igualdade de participação das mulheres na política, sugiro que se extinga a proibição de mulher votar em mulher. Se elas puderem escolher livremente em quem votar, certamente terão a maioria em todos os setores representativos da política democrática do país. 

quarta-feira, 1 de março de 2017

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.

AS NOSSAS LEIS E OS FAZEDORES DELAS.
               Uma reportagem do dia 24.02.17 na RBS mostra um cidadão sendo assaltado. O ato é flagrado pelas câmeras e o assaltante, que já possuía antecedentes foi abordado por policiais, revistado e, pasmem, liberado porque a vítima não foi encontrada e não prestou queixa. Vamos culpar quem? A polícia, o delegado, os juízes? Certamente cada um deles tem uma parcela de culpa que o povo atribui a eles, mas o maior culpado de tudo isto são os legisladores. E não os maus legisladores, mas os bonzinhos. Aqueles que pertencem a partidos que defendem o povo e que votam em bloco em toda a proposta de lei que venha a beneficiar o que eles chamam de cidadão. Mas, não são somente os partidos engajados nestas causas que proporcionam este mal a sociedade. Existem também os populistas enrustidos como Paulinho da Força e Celso Russomano que não fazem parte do bloco, mas que individualmente, causam um mal similar se compararmos, o número deles com os militantes de partidos unicamente engajados com a causa esquerdista.

COMO ASSIM?
               Não gosto do Temer e nunca votei nele. Os petistas votaram. Alegam que ele, ao formar seu governo, cercou-se de gente nefasta como: Edison Lobão, Eunício Oliveira, Eliseu Padilha, Geddel Vieira Lima, Romero Jucá, Silas Rondeau e como se não bastasse, o tal de Moreira Franco. Pode parecer uma provocação ao estômago deste pobre povo brasileiro. Mas todos estes, ou foram eleitos pelos petistas, ou fizeram parte do governo ou de Dilma ou de Lula. Sic transit glória mundi.

NITROGLICERINA PURA.

               Com o desemprego em alta e a economia estagnada, tem bobalhão comemorando a queda da inflação e a alta da bolsa. Pior que isto, só a política anticíclica, permanente do Lula.

RABUGICES.


               Seria bem interessante que as grandes redes de comunicação orientassem os seus comunicadores, a maioria formada em jornalismo ou outro curso que exige o mínimo de desenvoltura, em, se não eliminar, pelo menos usar com mais parcimônia algumas expressões que são utilizadas de forma totalmente desnecessárias, quando não inadequadas. Exemplos: Justamente, exatamente, aí, a gente, então. E para alguns apresentadores em especial, alguns termos que se excluído de seus vocabulários, ficariam mudos; Faustão: Eita, galera, olha lá, porra meu, glorioso. Cléo Kun da meteorologia da rádio gaúcha: A gente tem aí, previsão de comportamento de tempo e previsão de comportamento de temperatura, o pessoal tem que ficar atento, e não tem jeito. Narradores de futebol quando dizem que o time está correndo atrás do prejuízo, ou o jogador sair com bola e tudo pela linha de lado, quando só quem saiu foi a bola, e em uma partida narrada por certos profissionais quem menos toca com a mão na bola e lhe da um “tapa”, é o goleiro. Poucas vezes vejo o narrador falar que o goleiro deu um tapa na bola, já os jogadores de linha, estes sim, frequentemente dão um tapa na bola sem que sejam punidos. Ah e tudo isto em pleno estádio olímpico, completamente lotado.


               Como estariam se sentindo os petistas, se o relator escolhido para substituir o ministro Teori, fosse visto fazendo discurso pedindo votos para o Aécio?