sábado, 10 de junho de 2023

SÓ QUE O MAL DA COM UMA MÃO, E COM A OUTRA VEM TOMAR.

 

Eu ainda não fazia a barba quando ouvi no rádio a notícia de que haviam criado uma lei que limitava os salários de funcionários públicos ao dos ministros do STF. Pois bem: a lei deve seguir em vigor, mas os funcionários seguem recebendo salários, tanto brutos como líquidos, trinta vezes superiores ao teto estipulado como base. Os ministros, para não sofrerem tanto, incluem em seus salários, penduricalhos que permitem o teto seja multiplicado por quantas vezes forem necessários para atingir o valor pretendido por eles.

 

O “Leviatã” está cada vez mais sedento de poder. Avança a passos largos rumo à ditadura total. O pior de tudo é que nem para inovar eles se dão o trabalho. Utilizam as mesmas técnicas do passado que, como foram vitoriosas, poderiam ser também agora. Foram e não deveriam ser. Poderiam e não é admissível que seja. O pior é que, de fato serão. A censura, tentada pelo governo “democrático” hora vigente, assemelha-se as ações dos mais torpes ditadores do século passado quando se davam ao direito de violar as correspondências dos cidadãos. Eles não tinham ainda o poder de impedir que as pessoas escrevessem, portanto impediam que lessem. Agora, para garantir a “liberdade”, eles simplesmente querem impedir de escrever o que as pessoas pensam. Quem leu a obra de George Orwel, “1984” e ficou acreditando que aquilo não passava de uma distopia impossível de ocorrer, agora se vê diante da realidade com as mesmas censuras, só que turbinadas. E a torcida ainda aplaude e ainda pede bis!

 

O povo exige que o governo lhes dê saúde, educação, segurança, moradia, salário digno e alimentação. Não param por aí as reivindicações. Sempre que atendidas elas são acrescentadas de algo mais. Cada vez que o governo concede ao povo algum direito está, de fato, o submetendo a subserviência. Tudo o que almeja um ditador, é uma oposição que obtenha alguns êxitos. Estes são concedidos em doses homeopáticas, para que se tenha uma falsa percepção de conquista, quando na verdade são migalhas jogadas ao chão, da mesma forma que se ceva animais para o abate. Nada é mais nefasto para uma sociedade do que ser atendida em seus pleitos pelo estado. Este se sente cada vez mais no direito de comandar o comportamento de seus súditos. Não peçam nada ao governo daquilo que você possa conseguir com seu próprio esforço. Se ele lhe der, certamente lhe tomará em dobro no futuro.

Afonso Pires Faria, 10.06.2023.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

UTOPIA DISTÓPICA.

 

A nossa CF garante ao cidadão o direito a propriedade. A mesma, porém, deve cumprir uma função social. O que é função social? Como, quando, quem é que estipula os critérios? Um governo absolutista responderia: Como nós quisermos, quando nos convier e quem nós escolhermos para fazer. Este conjunto de regras criado em 1988 engessa o bom governante e libera aquele que dela saiba fazer mau uso. Este arremedo de constituição faz do estado o verdadeiro proprietário de tudo que temos. Somos apenas usufrutuários que pagamos para utilizar o que é nosso por direito.

 

Para os brasileiros que gostam de humilhar os argentinos, o nosso atual presidente lhes deu um ótimo alento. Chamou o presidente de lá para vir ao nosso país e ofereceu-lhe esmola. Mas isso não será para agora disse o sapo barbudo. Terá o pobre desgraçado que esperar. Pior ainda: teve que sorrir em agradecimento. Que seja logo, deve ter pensado ele, pois se demorar, quem terá que emprestar para eles seremos nós, já que o nosso presidente tem como meta não se transformar em Argentina nem Venezuela. Quer pular etapas e tem como modelo a ilha caribenha.

 

É o enlouquecimento de uma sociedade. A superlativação do ridículo. Cada dia que passa estamos sendo submetidos a uma lavagem cerebral que se não for estagnada nos conduzirá a um mundo totalmente fora da realidade. Fazer valer o suposto e não o real é uma inversão de valores que somente pode ser permitido no mundo dos loucos. Refiro-me ao caso de se considerar como crime chamar um homem que se reconhece como mulher, pelo substantivo masculino. Sim, está cometendo crime. Antigamente se tu chamasses um amigo de “mulherzinha”, quando ele tinha alguma atitude digna de uma mulher e não de homem, isto era tido como uma simples chacota e quando muito poderia levar o insultador e o insultado as vias de fato. Agora é considerado crime de tu chamar um homem de homem se este se considerar uma mulherzinha. Já é isso uma “distopia utópica”.

Afonso Pires Faria, 25.05.2023.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

CATÁSTROFES A VISTA.

 

O que faz de um programa de governo se tornar um fracasso ou sucesso perante o público? Temos algumas variáveis. Depende do público e da forma do governo implementar o programa. Danem-se os resultados se a pesquisa apontar que foi bem sucedida. O Pronasci, que era um programa que visava a segurança da população aplicou aproximadamente 1,5 bilhões na empreitada. As verbas foram direcionadas para comunidades, programas de alfabetização, cultura e outras filigranas. O programa do governo que veio a seguir investiu em combate a criminalidade e melhores condições de atuação das polícias. Este foi considerado um fracasso e o outro um sucesso, segundo pesquisas. Os resultados é que o que fracassou reduziu de 60 para 40 mil as mortes violentas anualmente. Tudo o que beneficia o malfeitor é aplaudido em países com baixa cultura e grau de escolaridade. No Brasil, se um delinquente reagir a prisão e entrar em luta corporal com o policial, pode na audiência de custódia alegar que foi agredido e tem grandes possibilidades de ser posto em liberdade por isso. Em países civilizados se o bandido se entregar, é uma atenuante e terá sua pena abrandada. Aqui é o contrário, se ele o fizer, não poderá ser liberado por uma possível agressão da autoridade. No nosso país, a possibilidade de um crime ser descoberto é de aproximadamente 8% e a punição do infrator é de um percentual ainda mais risível. E saibam vocês gaúchos, que o crime organizado na cidade maravilhosa teve seu incentivo por um conterrâneo nosso, que quando governador do estado, proibiu a polícia de entrar nos morros. Daí para frente a tolerância para com o crime organizado só veio a crescer. Um sujeito que cometeu vários delitos, na fuga da polícia, foi capturado. Foi logo solto pelo juiz de audiência de custodia alegando auto defesa. Sim, ele ignorou todos os crimes do meliante e levou em consideração a indisciplina por negar a se entregar, como se este fosse uma atenuante e não uma agravante. A possibilidade de um crime ser punido em um país é diretamente proporcional a cultura de seu povo.

 

A oposição está muito esperançosa com a instalação da CPMI do dia 08/01. O governo mal começou a agir e já tem contra si um obstáculo dificílimo de ser superado. Os fatos ocorridos neste fatídico dia levam a crer que o governo no mínimo foi negligente com os invasores dos prédios dos três poderes. As provas colhidas levam a crer que não foi somente negligência, houve conivência ou até mesmo participação ativa. Comissão instalada, não faltarão provas para comprovar estes fatos. Tudo provado, demonstrado, fotografado e filmado, serão tomadas as devidas providências para..... NADA. Quem articulou o “mensalão” e o “petrolão”, foi o mesmo que deu a brilhante ideia. Ele foi solto e continua nas trevas agindo. Alguém acha, de sã consciência que a invasão dos prédios foi um ato mais grave do que os crimes anteriores? Invasões já forem feitas outrora e ninguém foi preso. Desta vez, se deram ao desplante de prender não os que atuaram de fato, mas um grupo outro qualquer. Tudo feito ao arrepio da lei. Eles possuem a narrativa e para um povo ignorante, isto é que vale. Vejam como exemplo as promessas do atual governante para conquistar os votos.

 

O atual governo, quando começar a ruir, irá colocar a culpa no legislativo que não aprovou os seus projetos. Deveria saber, no entanto que a forma de eleição do executivo foi uma e do legislativo outra. Esta tem que se ganhar, aquela pode-se tomar.

 

Punir com o dobro da pena uma infração que cuja pena não será cumprida é um estímulo quadruplicado a criminalidade.

Afonso Pires Faria, 18.05.2023.

domingo, 30 de abril de 2023

SELETIVIDADE.

 

Em julho de 1969 o astronauta Armstrong pisou na lua. Foi o primeiro ser terrestre a fazer isso. Foi seguido por mais 11 pessoas a proceder tal feito. A última missão em que algum de seus tripulantes pisou em solo lunar foi em 1972. Agora vejo com surpresa que será lançada uma nova missão ao nosso satélite natural. Esta terá algo de muito importante. Terá na sua composição um homem negro e uma mulher. Será um feito já que todos os anteriores eram brancos e do sexo masculino. Finalmente a diversidade será representada. Fica faltando agora uma maior representatividade, pois ficou parecendo que esta gente que faz a seleção é transfóbica. E outro detalha: estes tripulantes não pisarão em solo lunar, o que deixara uma suspeita aos defensores da diversidade de que isso também é uma discriminação. Em matéria de lacração esta gente se supera.

 

Nem só de desastres e incoerências vive o governo do sr. “stalinácio”. O “andrade”, vez por outra também acerta. Vejam o caso que está sendo muito criticado da taxação dos produtos importados. Segundo a militância que defende o antigo governo, esta medida fará com que algumas empresas deixem de operar no nosso país. Pois bem, que deixem e criem algum desemprego. É certo que tal medida afetará a empregabilidade no país, mas o atual governo nunca enganou os seus eleitores neste quesito. O estado é que importa. E se o ente federativo não está obtendo lucro com isso, que se encerrem as operações sem nenhum prejuízo.

 

O assassinato de um ser humano, com requintes de crueldades e por motivo fútil é um crime que deve ser desprezado, e desestimulado de todas as formas. Quem os comete deve ter a devida punição com as agravantes devidas. Se forem em número maior, tanto maior também deverá ser pena. O cometimento do crime é o mal principal, os agravantes, são os acessórios. A idolatria ou até mesmo a tentativa de formação de grupos com viés criminoso deve ser combatido de todas as formas e com todos os recursos disponíveis. Os nazistas e neonazistas, sempre que identificados são punidos de forma exemplar para que não sequer vislumbrem a possibilidade de outras tentativas de formação destes grupos. Outras ideologias também nefastas também deveriam ser punidas ou desestimuladas. O problema é que no mundo todo existe esta diferenciação dos criminosos. Uns são punidos veementemente pelo simples fato de tentarem se agrupar, no entanto outros desfrutam da total liberdade de falar, se reunir e até mesmo formar um partido político utilizando suas ideias. Se ambos foram e são ideologias que causaram inúmeras mortes para sua implantação, porque um é criminalizado e o outro idolatrado se todos eles praticaram crimes, que é o mal principal. Somente o que os diferencia é o acessório, ou seja, a causa pela qual eles os cometeram. Atitudes similares a esta, seria classificar que: todo o alemão é fedorento, todo o negro é relaxado, todo o índio é preguiçoso, e por aí vai. Segundo um meio de comunicação do sul do nosso país, existe aproximadamente dez mil neonazistas no país e destes, mil são gaúchos. Como este órgão de imprensa conseguiu estes números é que fica a dúvida já que se alguém se declarar membro de um agrupamento com este fim, é considerado criminoso.

 

Considero praticamente impossível a vitória do bem contra o mal no nosso país. O motivo é que um lado lida com a honestidade, o factual, correto e verdadeiro e o outro com a desonestidade, a narrativa, o perverso e usa de fatos não reais e impossíveis, mas que muitos gostariam que ocorressem. Isto acontece por haver pessoas que querem subir na vida sem nenhum esforço a custa dos outros.

 

Vejam que crueldade! Um indivíduo teve a ideia de que para solucionar o problema da criminalidade no Rio de Janeiro bastaria um avião borrifar gasolina em todos os morros ocupados majoritariamente por bandidos, e depois atear fogo. Imaginem quantos inocentes perderiam a vida. Ainda bem que esta ideia não prosperou e os bandidos seguem vivos fazendo assaltos e cometendo crimes. Reparem quantos inocentes são vítimas destas atrocidades. Também acho injusto, mas é uma questão de opção.

 

Somente em um regime ditatorial é que não se permite qualquer tipo de crítica as instituições constituídas. Agrava-se o caso quando somente uma delas é digna de proteção e as outras podem ser vilipendiadas a gosto de qualquer um.

Afonso Pires Faria, 30.04.2023.

 

terça-feira, 25 de abril de 2023

PUNIR A INTENÇÃO. O ATO NÃO.

 

Quantas casas ainda iremos avançar rumo a eliminação de toda a liberdade do ser humano, pelos governos totalitários, ditos democráticos e sensíveis aos direitos. Estão fazendo exatamente o oposto e aquele que se recusar a ser dominado é tido como insensível. Acusar os outros de fazer o que se está fazendo é uma velha tática de dominação. A presunção de culpa já é suficiente para que o indivíduo seja punido, enquanto o culpado de fato, fica livre para seguir cometendo atrocidades. Exemplos no nosso país não faltam. Leis são criadas para se evitar um possível infrações, mas este se cometido fica impune. Menos de 10% dos são elucidados, e quando os são o criminoso dificilmente cumpre a pena. Dirigis sob o efeito de álcool diminui os reflexos do motorista e este pode vir a causar algum acidente. Campanhas de esclarecimentos deveriam ser feitas para se evitar que um sujeito embriagado cause algum acidente de trânsito. Mas não, o governo autoritário, prefere multar quem pressupostamente irá causar o dano. O crime quando cometido deve ser punido, e isso sim inibirá o sujeito a cometê-lo. Quem bebeu e causou algum estrago dirigindo um automóvel, terá a sua responsabilização agravada. O fato de estares portando uma arma não significa que estás procurando uma vítima. Assim como quem está dirigindo acompanhado de uma menor de idade, não necessariamente está com intuito de praticar sexo com ela. Muitos destes atos, tirar a vida de outro e estupros de menores são praticados e saem impunes. O fato em si não é devidamente punido, mas a simples presunção de cometê-lo, esse sim está sujeito as penas da lei. Cidadãos que estavam orando e cantando em frente a um quartel foram presos por supostamente estarem planejando um golpe, quando estavam, de fato, solicitando as forças regulares, a garantia do cumprimento de um artigo constitucional. Já os vândalos que depredaram o patrimônio público, desta e de outras vezes, saíram impunes. Chegaremos ao patamar de sermos punidos, não só por nos manifestarmos, mas também pelo simples fato de estarmos possivelmente pensando aquilo que o nosso algoz imagina que estamos.

 

 

 

As verdades custam a vir à tona, mas aparecem quase que inevitavelmente. Talvez quando surjam já não tenham o mesmo impacto do que a narrativa causou. No mundo do “faz de conta” que foi criado em vários filmes e livros pregando o mundo ideal, grande parte das pessoas ficaram a mercê deste discurso. Alguns exemplos são óbvios, como as distopias a serviço de uma nova ordem para o mundo. Primeiro é inacreditável, depois possível, passa a ser aceitável, certo e por fim obrigatório. Todas as utopias seguem esta sequência. Quando reveladas as suas verdadeiras intenções já não são lembradas as negativas que existiam por parte de seus feitores. Vejam o caso do que o atual presidente Luís negava peremptoriamente e hoje não nega e pelo contrário quer que seja admitido como dogma. Aqueles que não tem compromisso com a verdade pouco se importarão quando forem desmascarados pois caráter é uma coisa que passa ao largo de sua pessoa. Quando mentem e são confrontado com a verdade ameaçam processos e prisões aos reveladores. Vejam o caso de uma vereadora carioca que foi assassinada por milicianos. Como era de esquerda e o presidente da república era do outro lado, achou-se conveniente atribuir a sua morte a mando do dirigente máximo da nação. Mentiras foram criadas e todas elas desmentidas sem nenhum processo aos incautos, tanto que ninguém foi preso ou processado pelos crimes. Acreditar que os criminosos não eram do lado do Presidente, já seria uma desmoralização para os que gritavam aos quatro ventos o seu envolvimento. O problema é que agora, depois de tudo acabado, começa a ser revelado os verdadeiros criminosos e, pasmem: ligados justamente aqueles que se diziam opositores. As contradições desta gente de esquerda são horripilantes. Tudo o que dizem quando na oposição é rechaçada quando passam a governar. Para evitar a instalação de uma CPMI, que quando na oposição era a coisa mais justa para que se houvesse um governo correto, a passou a ser demonizada e inviabilizada a sua instalação, e de que forma? Sim cooptando gente próxima, justamente daqueles que eles diziam serem envolvidos com a morte de uma vereadora. E nem ficam corados.

 

Alguns defendem a pena de morte para quem for contra o aborto e outros rezam em frente a clinicas que praticam tal ato. Um destes defensores foi preso. Adivinhem quem?

Afonso Pires Faria, 25.04.2023.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

VERDADES PRECISAM SER DITAS.

 

Não sou radicalmente contra, mas acho desnecessário a existência e institucionalização dos “CACs”. Se queres ser colecionador, que seja, nada contra. Colecione selos, que eu acho uma inutilidade, fotos antigas, que eu acho que vai guardar muito espaço. Carteiras de cigarros, miniaturas e muitas outras coisas que podem ser nostálgicas, ou simplesmente inúteis. Colecionar armas, para mim é uma preferência um tanto quanto inútil e desafiadora. Se tiveres em tua guarda uma arma que pertenceu a teu avô, é normal que queiras conservar contigo para lembrança. Se tiveres em tua residência armas para tua defesa pessoal, é totalmente compreensível, já que o estado não pode te garantir segurança pessoal e nem patrimonial. O problema é que, no vácuo de colecionar, alguns se consideram no direito de terem em sua guarda, pistolas, revolveres e espingardas de alto calibre, sem nenhuma justificativa plausível que não seja o simples esnobe. O estado não lhe garante segurança e por isso deve ele, permitir que tenhas o direito de possuir métodos que possibilite a sua defesa. Bens antigos, que lhes são gratos, devem ter por direito, a possibilidade de serem guardados e conservados por quem os conquistarem de direito. O atirador, pode ter várias armas, de diferentes calibres e classificações, para a prática do seu esporte. Este certamente não será feito em sua residência, portanto devem ser mantidos nos locais onde será praticado o seu esporte. Diferentemente do de defesa e coleção, que deverão/poderão ser guardados junto a si. Caçadores também estão incluídos nesta classe e devem ser devidamente cadastrados e ter seus armamentos para a atividade fim. Qualquer um deles, colecionador, atirador ou caçador, que se comportem de acordo com o que podemos chamar de bom senso e guarde consigo somente quantidades e calibres que sejam pertinentes. O exagero de alguns servem de argumento para que os mais comedidos também sejam incluídos como tal.  

 

Como pode uma pessoa ser tão dissimulada, que afirma uma coisa que é sabidamente inverídica, tendo ele um alto cargo no governo. Quando este alto cargo é o mais alto de todos, a coisa fica um pouco mais perigosa pois leva a crer que estamos sendo governados por um ser amoral, para dizer o mínimo. Dizer que o país não cresceu nada, sendo que cresceu mais do que a China, que uma estatal está em ruínas, quando deu um lucro de quase duzentos bilhões, enquanto que em seu governo dava prejuízo, é preocupante. Estaria este cidadão falando para gente que perdeu a noção da realidade? Teria ele também perdido, ou é pura canalhice e certeza de que a plateia é composta de jumentos? E o que dizer dos comunicadores? Escritores e jornalistas que escreveram livros e falaram em canais de televisão, coisas horrendas dos governos de esquerda e de seu dirigente maior, hoje fazem entrevistas com o cidadão, tecendo elogios dignos de corar qualquer sujeito que tenha o mínimo de vergonha na cara. Ainda bem que temos na nossa pátria, o ministério da verdade, que cumpre fielmente o seu papel, assim como pregado no nosso novo país, LISARB. Se este sujeito continuar mentindo impunemente, ele vai terminar em um hospício pois, pela confiança e certeza que tem no que fala, vai aumentar exponencialmente estas histórias já que não encontra quem tenha a coragem de lhe chamar a atenção de que está exagerando na dose.  

Afonso Pires Faria, 08.04.2023.

sábado, 8 de abril de 2023

AS LEIS SEGUINDO O PAVARÉU.

 

Primeiro o artigo de uma lei que poderia ter duas interpretações, mas que obviamente só teria a segunda através de um malabarismo semântico muito forçado foi levado em consideração somente o segundo e posteriormente a sua aplicação. Daí, para virar uma jurisprudência, pelo menos a sua possível aplicação, foi um passo.  Passou-se depois a considerar quase toda a lei como se fosse possível a dupla interpretação, afinal de contas, tudo ou quase tudo é relativo.  O próximo passo seria o simples descumprimento de qualquer norma jurídica. Daí, para o descumprimento e o estupro de toda e qualquer lei, inclusive a mais importante delas, a nossa CF, foi um pulo. Passou-se a relativizar toda e qualquer lei e até dar a ela uma interpretação diametralmente oposta ao que o legislador, de fato quis dizer ao cria-la. Quando se perde o respeito às leis vigentes já temos um grave problema. Mas isto pode se agravar ainda mais quando a balança pende somente para um lado. E acredite que a coisa pode ficar ainda mais nefasta: ela pende sempre para o lado do mal. O bandido, vítima da sociedade, é sempre beneficiado e o cidadão de bem, que deveria ser a vítima, é tratado como vilão.

Erros crassos são permitidos aos ignorantes. Aqueles que detém algum conhecimento tem mais obrigação em acertar do que errar. Não penso que foi o que aconteceu com o governo anterior. Optou pela igreja em um percentual tão alto que subestimou os quarteis. Sabia ou deveria saber que tanto este quanto aquele, estavam altamente comprometidos com tudo aquilo que o governo abominava. Quando foi o momento de usar as armas, a igreja não as tinha e a caserna poderá usar contra ele. A esperança que eu tenho é da minha incrível capacidade de errar em meus prognósticos a curto prazo. (logo após o resultado das eleições)

Quanto mais direitos o cidadão reivindica ao estado e este o concede, maior fica o poder deste e a dependência daquele.

Cada vez que uma parte da sociedade é punida, mais o estado diminui o número de cidadãos livres.

Não é mais necessário que o estado use a força para aumentar o seu poder, o próprio povo está fazendo isso, pedindo e recebendo maior dependência estatal.

- Deus primeiro ordenou o mundo para depois ornamenta-lo (Hugo de S. Vitor)

Afonso Pires Faria, 08.04.2023.