sábado, 22 de agosto de 2015

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.

“Os ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Christian Schmidt, assinaram nesta quinta-feira (20) declaração conjunta para fortalecer o combate à fome no mundo e fazer valer o direito à alimentação.
O documento reforça a determinação dos dois países em promover métodos de produção sustentáveis, investimentos responsáveis na agricultura e acesso justo e seguro a recursos naturais, como terras, florestas e bancos de pesca.”
Vejam esta notícia e me digam o que tem de prático nisto? Nihil, nada, só mensagens para enganar bobo. E assim são as medidas tomadas por governos demagogos que só querem enganar o povo.
                                   ------------------------------x----------------------
O estado do RS está nesta penúria porque o Sr. Tarso Genro, em campanha, disse que não se sujeitaria as regras neo liberais de responsabilidades fiscais. Disse e cumpriu. Não tomou do próprio veneno, sobrou para o seu sucessor. Já no plano federal a coisa está diferente. Pariu Mateus e terá que embalá-lo.
                                   -------------------------------x---------------------------
O atual presidente, de fato, Michel Temer, em menos de uma semana alterou a classificação da crise de uma crisezinha para uma crise grave. E, infelizmente penso que seguirá neste passo.
                                   ---------------------------------x-----------------------------
Para chegar a níveis admissíveis, o governo alterou a fórmula de cálculo da taxa de desemprego. Antes estava desempregado quem não estava trabalhando, depois só seria considerado, de fato, desempregado quem tivesse procurando emprego por mais de 30 dias sem sucesso. Solucionado o problema artificialmente, a taxa voltou a subir. Estuda-se modificar novamente o cálculo para atingir novamente índices aceitáveis. Vai ser considerado desempregado, quem atender os requisitos anteriores e tiver mais de 90 anos de idade. Parece que o Brasil terá taxas de desemprego de causar inveja ao primeiro mundo.
                                   ------------------------------x--------------------------
A crise mundial de 1929 quando chegou ao Brasil, trouxe-lhe dois anos seguidos de recessão. Depois disso em nenhuma vez houve este fenômeno. Somente agora após a marolinha é que no nosso país voltará a ter a mesma experiência. O governo, para tentar evitar o óbvio, está aumentando as alíquotas de impostos, sem sucesso, pois a arrecadação teima em diminuir. Resta-lhe agora, diminuir despesas drasticamente com corte de ministérios e cargos públicos. Esta é a moeda de troca que se tem para manter o apoio político. Ou perde um, ou perde o outro. Infelizmente tudo tende a que se perca os dois.
                                   ---------------------------------x-------------------------
Os escândalos não derrubaram o Lula, também não derrubaram FHC e tampouco o Collor caiu por este motivo. O que o derrubou foi a economia em crise. Não estou prevendo boa coisa.
                                   -------------------------------x----------------------------
Eu, até agora, não era favorável nem simpático a ideia de impedir a sequencia do governo Dilma, mas depois que o presidente Evo Morales prometeu guerra ao Brasil, no caso de sua deposição, virei favorável a ideia. Para um governo que já expropriou duas refinarias da Petrobras e não teve nenhuma admoestação por parte do governo brasileiro, a invasão do território é só uma questão de tempo. Onde passa um boi, passa uma boiada.

Afonso Pires Faria, 22 de agosto de 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário