segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CADEIA NÃO.


               Posso estar enganado, pois são parcos os meus conhecimentos jurídicos, mas como já passei dos 50, já vivi bastante para ter algum discernimento do que julgo certo e errado. Longe de mim, querer defender os mensaleiros, mas penso que cadeia, não seria a melhor forma de punir os elementos que participaram destas falcatruas.
            Creio que em um futuro, não muito distante, as pessoas ficarão perplexas ao saber que, seres humanos eram privados da liberdade durante muitos anos. A privação da liberdade, creio, deve ser para elementos que, soltos, representam perigo a sociedade, pois não sabem agir civilizadamente. Os mensaleiros, não são nada disso. O perigo que eles representam para a sociedade, é de novamente locupletarem-se dos cofres públicos.
            Existem formas muito mais baratas para a sociedade, e quase tão, ou tão eficiente, que possa fazer com que estes marginais, paguem pelos erros cometidos. Se em lugar das multas, fizéssemos eles devolver cada centavo desviado dos cofres públicos, e impedissem eles de participar de qualquer ato político, certamente o povo estaria, não só ressarcido dos prejuízos, e sem custos para o Estado, como ficaria estes elementos impedidos de praticar delitos.
            É fácil  controlar este tipo de gente, e puni-los de forma exemplar, tirando-lhes os bens e fazendo trabalhar o resto da vida sem direitos políticos, para que pague os erros que cometeram.
            Infelizmente as nossas leis são tão permissivas e tão benevolentes, que este tipo de punição, não é permitida pela  humilhação, e facilidade com que o punido teria para escapar do castigo. Mas que seria bem mais vantajoso e econômico para o Estado, isto seria. Mas o povo quer ver barbárie mesmo, quer ver humilhação, não se importando que para isto tenha que pagar mais caro e os resultados sejam menos compensatórios.
Afonso Pires Faria
Caxias do Sul, 26.10.2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário