quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

DISSIMULAÇÃO E MENTIRAS.


Lula, disse em entrevista a jornalistas que é o que é por causa da imprensa. Diria o mesmo se estivesse entre agricultores sobre a agricultura, a religiosos sobre a igreja, a militares sobre as FFAA e tutti quanti. Assim agem os encantadores de asnos e bovinos. Dizem aquilo que os que estão próximos querem ouvir e assim conquistam as massas, uma a uma. Dizer a verdade, muitas vezes causa indisposição aos presentes, mas se disseres a verdade, ela o salvará. Assim agiu o atual presidente, contrapondo-se ao que hoje se impõe como “politicamente correto”. Correu um enorme risco, tratando-se em lidar com gente que, pelo intelecto estaria totalmente em dissonância a este comportamento. Miraculosamente venceu.

Se a segurança pública é um DEVER, do Estado e por este motivo impede o cidadão de agir em sua defesa, tendo em vista que o ente responsável por isso detém o monopólio do uso da força para tal, como explicar que a vítima, por não ter seus direitos a segurança atendidos por ter sofrido um estupro, não tenha o direito de acionar a justiça cobrando dos que deveriam defende-lo, por não ter atendido?
Afonso Pires Faria, 05.02.01.2020.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

CRITICAS FÁCEIS.


Relativo a tragédias urbanas semelhantes a que estão ocorrendo em Belo Horizonte, tenho a dizer que o mais urgente a fazer é punir impiedosamente os gestores públicos que autorizaram a construção de imóveis em locais inapropriados. Certamente serão poucas as punições neste quesito. A maior culpa destes desmandos, de construções ilegais, são de gente que sabe que “não da nada”, faz a edificação e fica desafiando a autoridade pública a multa-lo ou retirar do local o seu “imóvel”. Estes, a natureza trata de punir. E fica depois a imprensa, a procurar o agente público culpado pelo fato; não acharão, pois estes estão amparados pelas leis que seus comparsas políticos fizeram para salvá-los.

         Tenho minhas diferenças com aqueles que possuem solução pronta para todos os problemas do nosso país, e que não perdoam qualquer atitude governamental, ao arrepio do que ele pensa. Nomeou um secretário que era filho de uma tia da empregada de um sujeito que um dia cumprimentou um esquerdista; pronto, está feita a “cagada”. Não se pode perdoar nada que o governo faça que não seja exatamente aquilo que o eleitor esperava, pois é ele, não o staff governamental que sabe das coisas. Criticar o executivo, o legislativo e o judiciário, é a coisa mais fácil que tem, se pensarmos apenas empiricamente. Mas gostaria aqui de colocar uma dúvida, devido aos meus parcos conhecimentos jurídicos. Que esquemas nebulosos impedem a justiça de saber quem é, de fato, o individuo ou entidade(s) que impedem de se fazer uma investigação nos aparelhos do Adélio, para se concluir a investigação? Outra, é tão difícil assim saber quem foi que, de forma “equivocada”, colocou o nome do sujeito que tentou tirar a vida do presidente, como visitante na câmara dos deputados, justamente no dia em que ele estava em local diferente deste? Se não se pode concluir uma investigação, a outra é de fácil divulgação. E porque não é feita? Sei que deve haver motivos dos quais eu desconheço e que levam a estas tomadas de decisões, mas que é estranho é.
 Afonso Pires Faria, 03.02.01.2020.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

VERDEVALDISMO.


O tal de “Verdevaldo” teve acesso a conversas, digamos que cabulosas, de autoridades do governo federal, poder judiciário e legislativo. Até agora foram divulgadas somente as que envolviam uma parte do poder judiciário e justamente a de uma operação que envolvia falcatruas do governo passado. Todas foram refutadas mesmo que pudessem ter sido alteradas em seu contexto. Nada foi feito por parte dos prejudicados para que fosse impedida a sua divulgação. Mas até agora, nada foi publicado relativo a outras gravações. Os grampeados estão fazendo das tripas o coração para que o tal bandido que se diz jornalista seja blindado. Considerado quase um santo assim como foi o terrorista Batisti. Os “inocentes” ministros do stf lutam desesperadamente para que este herói das esquerdas não seja investigado. Será que tem algum problema na divulgação do resto dos grampos? Qual a razão da seletividade na divulgação de apenas poucas interceptações em detrimento das outras? Para um governo que foi eleito sendo acusado de que iria agir arbitrariamente perante os outros poderes da república, nada está se concretizando. Mas o discurso segue: machista, homofóbico, sexista, nazista, bicicletista, etc... Até quando esta gente poderá cometer crimes justificando a liberdade de imprensa? Que hierarquia tem esta tal de liberdade que permite o cometimento de ilícitos para sua garantia é uma coisa inexplicável.
Afonso Pires Faria, 03.02.01.2020.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

OS CAMINHONEIROS!


Será que os caminhoneiros tem plena consciência do mal que estão causando a população brasileira? Com o fim controverso de defender a classe, fazem ao governo reivindicações das quais, se atendidas, abrirá precedentes para que novas entidades representativas de outros segmentos o façam também. Se atendidos os pedidos haverá também um aumento no preço das mercadorias, que afetará todo o custo de produção. Tabela de preços já é uma excrecência, reajuste acima da inflação outra. Não contente em ter estes dois malefícios atendidos os caminhoneiros ainda querem que o preço do combustível seja também tabelado. Ora, será que não tem um só ativista com mais de dois neurônios dentro da cachola para alertá-los do que isto significa? Estão, a meu ver, criando corvo para lhes furarem os olhos mais tarde. Clamam para que o governo os escravize, pois, ao aceitar que o estado atribua preço ao seu trabalho, ficarão mais tarde, excluídos da lei de mercado. Oh gente que gosta de ser cabresteada!
Afonso Pires Faria, 24.01.2020.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

PAROLE!


O nazismo é terrível. Matou milhões de pessoas e deve ser execrado por isso. O comunismo matou o dobro e segue matando, ao contrário do primeiro que foi extinto. No entanto segue sendo temido o primeiro e admitido ou até mesmo louvado o segundo. O número de mortos causado por um e por outro demonstra que o povo gosta mesmo é da ideologia, pouco se importando com a vida. Também temos que levar em consideração a forma da morte. Matar de fome é melhor que matar com gás? Fuzilar ou enforcar? Guilhotina ou forca? Creio que nenhum é justo, mas, tem quem defenda qualquer uma das formas, se o fim for justificável.

Costumo muito usar um ditado que diz que “Deus, ao tirar os dentes, alarga a goela”. Assim é com, por exemplo, jogador de futebol, dificilmente se vê um atleta com um intelecto altamente desenvolvido. Eu imaginava que o criador ao não proporcionar a certas criaturas uma habilidade em algumas atividades físicas às tivessem dotado de intelectualidade e poder de cognição superior às demais. Ledo engano. Jogadores de futebol, quando se expressam são de uma mediocridade espantosa e digna de pena. Claro, Deus o tirou a capacidade intelectiva dando-lhe a habilidade. Mas o que dizer, por exemplo, dos apresentadores de programas jornalísticos. Assim como os medíocres atletas, que foram contemplados com o dom da habilidade em detrimento do verbo, eles deveriam ser dotados da possibilidade de se expressar com maior qualidade. Mas não. Eles além de não serem dotados fisicamente, também são desprovidos da capacidade de expressão. Tirem dos apresentadores as palavras, que antes eram próprias de pessoas incultas, e ele ficarão mudos. Cito como exemplo estas: a gente, então, nós, aí, exatamente, então, né, etc. O pior é que não adianta critica-los, eles fazem ouvidos moucos. Já tentei várias vezes corrigi-los. Eles não melhoram nem um pouco a sua qualidade vocabular. Parece que me provocam. Cada vez mais as utilizam.
Afonso Pires Faria, 22.01.2020.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

INJUSTIÇA JUSTIFICADA.


Confesso que não estou totalmente a par do imbróglio que envolveu a demissão de Alvin, pelo presidente Bolsonaro. Não sou bolsomínio, mas também não faço parte dos mimizentos. Tanto um grupo como o outro se empenham em tirar proveito de qualquer atitude boa ou ruim do governo. Vou aqui fazer minha manifestação que sei que poderá ser criticada pelo fato de eu não ter o pleno conhecimento do ocorrido. Atitude esta que eu condeno em todo o palpiteiro de plantão. Mas vou de pronto explicando que não se trata de uma crítica e sim uma emissão de juízo de valor. Tenho tentado aprender música, mas minhas parcas capacidades intelectivas não me permitem ir muito além do básico. Uma das minhas curiosidades era sobre o que é um plágio. Algumas explicações me foram dadas, mas nenhuma que esgotasse a minha curiosidade. Alguns diziam que era quando se repetia 3 ou 4 acordes, outros que seriam notas musicais em sequencia semelhantes, e fiquei ainda na dúvida quanto ao número de uma ou de outra sequencia, que repetida pudesse ser classificada com um plágio. O que seria uma cópia ou uma simples paráfrase também sucinta a mesma dúvida. Pois o Sr. Alvin ao fazer alusão a algumas palavras do marqueteiro de Hitler estaria parafraseando-o, plagiando-o, ou estaria sendo conivente com suas palavras? Pois eu acho que mais perigoso do que citar, mesmo que ipisis litteris o que um mau cidadão teria dito, o pior de tudo é a ação em conformidade com os ditos, mesmo sem tê-los proferido. Assim agiu o governo anterior se utilizando de uma técnica da qual Goebbels aconselhava Hitler, que era a de mentir, mentir e mentir, até que esta se torne verdadeira pela sua repetição. O simples fato de ter proferido algumas palavras em consonância com um discurso do nefasto marqueteiro, é bem menos prejudicial a uma sociedade do que a aplicação de seus aconselhamentos. Pois Lula foi além, pois não só aplicou conhecimentos do guru do ditador, como também falou em entrevista no passado, que o admirava. Pior. Segue admirando, outros ditadores da atualidade. Mas, foi demitido o secretário e eu creio que injustamente.
Afonso Pires Faria, 20.01.2020.
PS: A demissão não foi justa pelo ato em si, mas pelo fato de ter demonstrado incapacidade de detectar que foi traído.

sábado, 18 de janeiro de 2020

OS SONHOS.


Falam os entendidos, que todos nós sonhamos vários sonhos durante o sono, mas que pouco nos lembramos deles apos despertos. Ao ter este conhecimento, procurei me ater mais a este fenômeno e, pela manhã, fazer um esforço para me lembrar do que havia sonhado. Perfeito. Lembrei-me de vários deles assim que me detive a me dedicar a esta tarefa, logo ao acordar. Fui me dedicando mais a esta arte de lembrar os devaneios noturnos que resolvi aprimorar esta tarefa. Comecei a interferir neles.  Quando estava sonhando, muitas vezes eu tinha consciência de que aquilo não era realidade e me incorporava à cena, para tirar proveito dela. Comecei a alterar o curso da história sonhada de forma a me vingar de alguns desafetos que, por ventura aparecessem nos episódios sonhados. Foi muito gratificante. Alguém de quem eu não tinha muita simpatia as vezes sofria algum acidente doméstico, outros sofriam ferimentos, brigavam com amigos ou parentes e por aí eu me vingava de forma indolor para os inimigos, mas que me causavam algum conforto. Fui incrementando as minhas maldades. Causei um acidente com um cidadão que me trouxe prejuízos pecuniários em uma negociação, e não satisfeito, o internei em um leito hospitalar em estado deplorável. Eu era o enfermeiro e o médico que o tratava. Podia no meu sonho, vê-lo sofrendo e pedindo clemência. Divertia-me muito com os fatos sonhados  até que um dia, eu vi que a minha primeira intervenção havia se confirmado. Os iniciantes eram de danos de pequena monta, apenas pecuniários, mas quando percebi as efetivas realizações dos meus desejos ocultos, tentei reverter, em vão, o curso dos acontecimentos. E, vendo que não podia mais alterar os fatos que iriam ocorrer, restou a mim  divertir-me com eles. Pude então visitar, não como médico, mas como “amigo”, o sujeito a que eu propiciei o acidente. De fato ele estava em estado de miséria e digno de pena, sim, de pena de outros, mas eu não pude conter o meu prazer de vingança.
Afonso Pires Faria, 18.01.2020.