segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

INVERSÕES. (propositadas)?


Conta-se que um sujeito com pendores ditatoriais e sanguinários, falou que se tivesse poder supremo mandaria matar de uma só vez, trezentos argentinos e um dentista. Logo foi inquerido: mas porque este dentista? E saiu se vangloriando, argentinofóbico que era. Eu disse que nem iriam dar bola para os argentinos. Pois ouve uma investigação na ALERJ, por conta de crimes cometidos por políticos daquele órgão. Não bastasse os titulares, alguns presos, estavam também envolvidos os seus assessores. A COAF, chamada as suas responsabilidades, detector movimentações atípicas em várias contas, tanto de deputados como de seus servidores. Algumas cifras atingiram dezenas de milhares de Reais. Mas a que, de fato chamou a atenção foi a de R$ 1,2 milhões. Era o que podemos alcunhar de “o dentista”.



Não tivéssemos uma constituição tão benevolente, leis tão permissivas e uma falsa percepção de democracia, quando na verdade vivemos uma aristocracia, não seria necessário estarmos passando por tempos tão difíceis. Não sou anarquista e nem libertário, mas temos que aplicar muitas das ideias defendidas por estes grupos para conseguirmos nos livrar do “Leviatã”. Este Estado, gigantesco e musculoso, que nos sufoca com leis arbitrárias mascaradas de democráticas, deveria sofrer um “sossega leão”, para amainar os seus anseios de totalitarismo. São tantos direitos concedidos ao cidadão, e tantos órgãos criados para a sua garantia, que o próprio beneficiado não dá conta de pagá-los.


As vezes não consigo reprimir o meu ímpeto de reparar no comportamento dos outros em certos locais. Algumas coisas ficam marcadas no nosso irracional, que não conseguimos nos livrar deles. É o caso de quando vou em um restaurante e vejo pessoas adentrarem ao local fechado, sem retirar o chapéu ou boné da cabeça. Como tive grande parte da minha educação nos hostes castrenses, para mim isto é uma heresia. Também estranho pessoas que bebem grandes quantidades de líquidos durante a refeição. A rapidez com que ingerem os alimentos também me provoca uma certa estranheza. Comem o alimento com uma pressa tamanha, que se tem a impressão de que o alimentado esteja imaginando que o garçom, em um determinado tempo, irá retirar o prato de sua mesa sem seu consentimento. Olham para o prato de comida como se fosse um inimigo que, se não for logo devorado poderá lhes trazer um prejuízo, quando na verdade é exatamente o contrário, ele se tornará um inimigo se celeremente for devorado. A alimentação é uma necessidade fisiológica que deve ser ingerida, para nosso deleite e não como uma obrigação a ser cumprida em um tempo mais rápido possível. Que me corrijam os nutricionistas, se eu estiver enganado.


A arte de embelezar uma figura, estraga a beleza dos seus defeitos.
Afonso Pires Faria, 17.12.2018.  

sábado, 15 de dezembro de 2018

CORRETAMENTE ENGANANDO.




“Não existem delicias extremas nem extremos tormentos que possam durar a vida inteira; O extremo bem e o extremo mal, são quimeras”. Pois esta frase, da qual o autor não consegui atribuir a autoria, diz muito bem o que é o nosso país. Se somos um país rico em recursos naturais e não atingimos o ápice no plano nem econômico, cultural ou social, também não sofremos o rigor dos solavancos em nenhuma das áreas supracitadas. Vejam, por exemplo, a França, quantas guinadas radicais sofreu. Quanto sangue e destruição, desnecessárias. Não sofremos nenhuma revolução comparada a de 1789 deles e nem tivemos um governo declaradamente socialista. Acho que somente isto nos mantêm um país em condições de se sobreviver, apesar de todos os desvios, roubos e falcatruas cometidas pelos governantes. 


Como são idiotas aqueles que são facilmente enganados pelos espertos. Eu digo sempre que o povo brasileiro tem a síndrome do corno. Ele gosta de ser enganado e facilita as coisas para que isto aconteça. Veja o caso da tributação. Sempre que um político quer ganhar votos em abundância, agita a bandeira da taxação dos mais ricos para beneficiar os mais pobres e colhe altíssimos frutos com isto. Mas ele próprio sabe que está blefando. Lula prometeu fazer isto e fez exatamente o contrário. Nunca os rentistas ganharam tanto dinheiro como nos 13 anos de governo petista. O pior é que o discurso segue sempre o mesmo. A nossa curva de Lafer, que é a que mede o máximo possível de percentual do PIB a ser cobrado de impostos, já está no último grau a um tempo excessivamente exagerado para um país como o Brasil que já deu dois calotes nos seus credores. Este fato faz com que, qualquer incremento de imposto direcionado para os que produzem, estes não titubearão em, sonegar, diminuir a produção ou mesmo mudarem seus negócios para um país menos ganancioso. Estes que classifico como enganados, nem sempre são de fato idiotas, na maioria das vezes se passam por eles para tirar proveito dos ingênuos. Tem logrado êxito nos últimos anos, os aproveitadores, mas a coisa está tomando outro rumo no mundo e os ventos estão batendo nas costas brasileiras. 


Sejamos politicamente corretos. Vamos proteger o planeta do aquecimento global, receber todos os imigrantes de países que os governantes os abandonaram e hoje passam fome, vamos dar a todo e qualquer cidadão todos os direitos que eles julgam ser merecedores. Pronto: nos transformaremos no que hoje é uma França. Está bom? 


Se é verdade que para ficarem ricos os nossos filhos terão que fazer um esforço quatro vezes maior do que o que fizemos, é bem verdade que, para morrerem de fome terão que ser dez vezes mais incompetentes que nós para consegui-lo.

Afonso Pires Faria, 15.12.2018.  

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

O FILHO DA TIA DA EMPREGADA....



A nossa imprensa, sempre muito zelosa com a verdade e a justiça, deu grande enfase a observação do Sr. Zé Dirceu, mas escamoteou os verdadeiros fatos de como o Coaf, faz a averiguação dos dados de movimentação financeira e usa a palavra "suspeita", quando na verdade é uma operação "atípica".

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

SANDICES.


Um grupo de celerados que interpreta em um texto que consta “um homem e uma mulher”, como sendo possível ter a interpretação de um homem e um homem ou uma mulher e uma mulher, não pode ser classificado como de bom conhecimento em matéria de interpretação de texto. Se este mesmo grupo tem como chefe um elemento que tem dificuldades de diferenciar uma conjunção alternativa de uma aditiva, pode ser chamado te tudo, menos de uma corte. Estariam eles, mais próximo de um bando ou de uma quadrilha. Também quando este mesmo chefete, não sabe comportar-se com dignidade e desconhece que as suas atribuições não são de chefe de polícia e sim de interpretar a carta magna. Estou me referindo ao STF brasileiro. Vão mandar me prender agora, meritíssimos?


Existem coisas que são submetidas ao nosso STF, que o mínimo de razoabilidade, indicaria a prisão do requerente. Quantos milhares de habeas corpus foram preteridos para que o do Lula fosse aceito? Destes, quantos tinham mais fundamentos jurídicos do que o que foi aceito e levado a julgamento do que este, hora posto. Senão vejamos: a solicitação é de que um juiz de primeira instância, pelo fato de ter sido nomeado ministro, seria o causador da prisão de um delinquente. Este teve depois, sua condenação, não só confirmada como agravada pelas demais instâncias. Litigância de má fé é do mínimo de que se podem ser acusados os requerentes. Dignos estes serem detidos. Os que aceitaram, eu acredito que fuzilamento com a munição paga pelos parentes do criminoso, seria o mais justo, visto que eles mesmos haviam aceitado as condenações feitas pelos órgãos competentes.  


Se os advogados do criminoso Lula acham que o juiz Sergio Moro, não foi justo com seu cliente, que fiquem apenas com a condenação do TRF4, que incrementou a pena. É ridículo, patético e criminoso todos os atos destes elementos.


Socialista é aquele que quer receber tudo de um Estado, cada vez mais musculoso, para que seus filhos no futuro tenham que pagar a conta. 


Afonso Pires Faria, 10.12.2108.

sábado, 8 de dezembro de 2018

AH! O JUDICIÁRIO...


Preconceito é diferente de racismo. Raça é humana, que é desprovida de instintos. A escravidão, antes do darwinismo, era praticada e considerada, considerando-se puramente as regiões de sua atuação. Estimulado pelo evolucionismo, este passou a ser focado nas pessoas consideradas por eles, inferiores. Porque quando vemos um sujeito de má aparência desviamos dele? É por puro preconceito e não pelo fato de ele possuir uma cor de pele diferente da nossa. Na falta de termos o instinto de defesa que possui o animal irracional, utilizamos para isto o preconceito.

O ministro do STF, Dias Toffoli, tem se especializado em proferir frases dignas de conversa de boteco de quinta categoria, de uma periferia de cidade subdesenvolvida, proferida por bêbados já em estado de ser buscado pelas orelhas pelas esposas, sem que possa esboçar qualquer reação. A primeira foi a de que o presidente eleito deve cumprir a constituição, a outra foi a de que, quem ataca o órgão do qual ele preside, está a atacar a democracia. Ora, ora! Senão vejamos: É de uma obviedade tamanha a sua primeira colocação e tão desnecessária quanto buzina em avião. A segunda, também óbvia, peca também por deixar um flanco aberto para um argumento que o desmoraliza, tanto a si como ao Tribunal. Sim senhor Ministro, seria um ataque a democracia insultar tamanha entidade, se esta não se antecipasse e fizesse o serviço. Não é digno de respeito quem age, visivelmente ao arrepio daquilo que deveria defender. E ainda, atreve-se, o referido cidadão, em criticar quem lhe chame a atenção. É a velha tática do “bate a carteira e sai a gritar pega ladrão”

Quando o direito despreza a realidade, esta, dá o troco e despreza o direito.

Afonso Pires Faria, 08.12.2018.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

VENDETA NÃO!

Mesmo eu condenando a atitude do presidente Temer e a posterior aceitação dos ministros do STF referente ao indulto, penso que devemos rever a pena de encarceramento. A privação de liberdade deveria ser para aqueles que, em liberdade, representassem, de fato, um perigo a sociedade. Devemos também sopesar o custo/benefício da permanência do presidiário. É lógico que ele tem despesas a serem arcadas pela sociedade, mas não podemos considerar esta punição somente como vingança. Um assassino reincidente, não pode ser solto, pelo risco de cometer novos delitos e estes irreversíveis como a perda da vida. Mas um ladrão que perde o fruto do seu roubo e ainda é submetido a uma pena pecuniária de alto valor, certamente estará bem mais penalizado do que com a perda da liberdade.  Nos casos mais em evidência, os do PT, por exemplo, supomos que o seu líder maior, que já se encontra encarcerado e com altos custos para todos os que ele já prejudicou, não seria conveniente rever o seu tempo de permanência recluso, em troca de outras punições? Se ele e todos os seus favorecidos entregassem todos os seus bens, e lhe fosse obrigado a trabalhar por certo tempo para pagar o que já tivesse gastado, não seria menor oneroso para a sociedade? Se somadas todas as penas a que Lula vai ser condenado, faltar-lhe-á tempo de vida para pagar. Um ano de reclusão e a total perda de bens, seus e de seus comparsas e familiares, se fossem conseguidos, seriam muito mais humilhante para um ser que teve todas as honrarias e respeito do povo. É lógico que existe a dificuldade de se rastrear todos os bens fruto dos negócios ilícitos, mas se houvesse a possibilidade, seria uma ótima solução. A prisão deveria ser somente durante o tempo necessário para se averiguar todos os crimes cometidos pelo detento, com isto contaria com a sua colaboração para aviltar a sua permanência no cárcere. Somado a estas penalidades, a perda de todos os direitos políticos e benefícios, tais como aposentadorias especiais, privilégios por ter sido ex presidente etc. Depois, prisão domiciliar ad eternum, se for o caso.  Dirão alguns que é inconstitucional se tirar os direitos adquiridos. Mas esta, é uma lei positiva que está abaixo das leis naturais, como a do direito a vida e a liberdade, e esta é utilizada pelo Estado desde sempre. Que deixemos os nossos instintos de vingança se amainar e sejamos mais racionais. É menos pecaminoso também.

O PT escolher Dilma para lhe representar no exterior a falar mal do nosso país, representa o quê, mesmo hem? Seria ela o melhor que tinham nos quadros para fazer este trabalho, ou já desistiram, de vez, da luta lógica e estão apelando para o ridículo.

Cria-se, em todo o mundo, por parte das esquerdas, novas táticas de tomada do poder. As formas de nos defender delas permanecem as mesmas. Urge agir no sentido de inovarmos.

Afonso Pires Faria, 05.12.2018. 

sábado, 1 de dezembro de 2018

DO GARIMPO.

Primeiro a negação da existência, depois a justificativa de se existir. Depois a negação das suas intenções, subsequentemente a aceitação delas. Na sequência, nega-se a associação a certos grupos criminosos, depois se admite esta ligação. E por último, descaradamente classificam estas, como um grupo não criminoso. Falta agora compará-lo as irmãs carmelitas. Estou falando respectivamente do FSP e das FARCS. 

A técnica é a mesma, dissimular, enganar e mentir. Agora é com o Lula. O prisioneiro que estava muito bem, cheio de coragem, animado e vendendo de saúde, segundo declaração das poucas 572 visitas que recebeu. Mas eis que, de uma hora para a outra houve uma mudança repentina. Agora o pobre do coitado do detento está ficando muito mal, apresentando desânimo, aparência de envelhecido. Porque esta mudança súbita? Como diz o ditado: “Algo há”. 
Segundo a lógica do ministro Lewandowski, o indulto concedido por Temer aos políticos de colarinho branco, se justifica pelo fato de não haver dinheiro para arcar com os altos custos de suas reclusões. Moral da história. Eles roubaram tanto que não temos mais dinheiro para pagar o seu encarceramento.

Se passarmos a vida inteira em uma só cidade teremos bastante visibilidade e poderemos até, após morrer, virar nome de rua. Mas certamente o número de relações que teremos será bem menor do que se vivermos por vários lugares conhecendo gente de todos os costumes. O primeiro alimentará o ego dos seus sucessores, o segundo o seu.

Ser feliz sem ter a necessidade de demonstrar esta felicidade para os outros é uma arte que poucos dominam. Somente então se atingirá a sua plenitude.

Afonso Pires Faria, 01.12.2018.