domingo, 21 de setembro de 2014

A MENTIRA COMO ARMA


O exercício físico fortalece os músculos assim como a leitura e a informação fortalecem a memória e o poder de discernimento. Se a pessoa não se exercita, com o passar do tempo vai enfraquecendo o seu poder de mobilidade e diminuindo a sua força e a sua resistência. Assim também é aquele que não se informa e não exercita o cérebro. Este fica atrofiado tanto no seu poder de retenção de informação, como de memorização.
Juntado a dificuldade de reter e lembrar a uma técnica de persuasão fica fácil iludir o ignorante. Ouvi na propaganda do partido situacionista que: “Graças ao PT, que criou o bolsa família o povo hoje esta melhor economicamente”. Duas mentiras, que vem sendo repetida sistematicamente que já é aceita como verdade. Primeiro: o Lula, quando na oposição, criticava as bolsas, dizendo que elas faziam com que o povo votasse com o estômago e não com a cabeça. Tão logo tomou posse extinguiu as bolsas e criou o fracassado “Fome zero”. Constatado o fracasso, adotou novamente o plano que tanto criticava e que hoje reivindica a si a sua paternidade. Outra mentira é a da prosperidade do povo. Os números deixam claro que o Brasil cresce muito menos do que a média dos países em desenvolvimento e de seus vizinhos da América Latina.
De mentira em mentira este partido, que antes defendia a alternância no poder, hoje defende o continuísmo. Que criticava os banqueiros e lhes deu os maiores lucros da história do país. Que dizia que salário não é renda e hoje taxa com a maior alíquota os assalariados. Que criticava as alianças espúrias, e hoje se alia a antigos inimigos para não permitir que ocorra o que mais defendia, que é a alternância.
As inconsequências são tantas que eu ficaria aqui às citando por mais duas páginas. Contam eles com a fraca lembrança dos eleitores, que somado a baixa instrução e ao tempo de exposição de mentiras, que fica fácil iludir os incautos eleitores.
Temo pelo pior. Que se elejam novamente estes que aí estão. Ainda é tempo.

Afonso Pires Faria. 20.09.2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário