domingo, 1 de janeiro de 2017

in JUSTIÇA E desGOVERNO

          Muitos brasileiros, inclusive alguns que votaram em Lula, estão decepcionados com as suas atitudes e ansiosos para vê-lo réu, julgado, condenado e preso. Os mais afoitos querem que o condene por qualquer motivo, é o legítimo “tem razão, mas vai preso igual”. Evidências não são provas materiais, embora sirvam para comprovar outros ilícitos. Se ao verificarem as contas do ex presidente e for encontrado o deposito de um cheque de valor significativo, feito por um criminoso, os que o acusam, acharão ali motivo para talvez até a prisão, temporária ou preventiva, ou no mínimo uma condução coercitiva para prestar esclarecimentos. O problema é que este fato ocorreu com o pastor Silas Malafaia e foi motivo de protestos de todos os calibres. Ele mesmo se mostrou indignado, fez uma gritaria, protestou e vociferou impropérios a tudo e a todos. Não morro de amores nem nutro ódio pelo pastor, mesmo ele, no passado, tendo feito campanha para o PT, mas, custaria o Sr. Silas, simplesmente ter prestado os devidos esclarecimentos as autoridades? Vejo algumas pessoas ficarem indignadas pelo fato de serem revistadas por policiais, alegando não serem bandidos para se submeter a este tipo de abordarem. Errado. Todos estamos sujeitos a averiguações por parte de quem de direito e nem um religioso e nem uma ex autoridade estará isenta deste procedimento, e nem incrementada a sua suspeita por ser alvo de outras investigações. Portanto, se é aplaudido que faça com o Lula, porque para o Malafaia é feio e constrangedor?


               Quando o esforço despendido para se efetuar um trabalho é maior do que o seu resultado, costumo utilizar a alegoria de que é a energia de uma usina nuclear para acender um palito de fósforo. Assim age o governo para efetuar a tal distribuição de renda para promover a bendita justiça social. Para obter-se um valor de R$ 100,00 o governo consome outros R$ 100,00 com a burocracia e outros R$ 20,00 com mecanismos de controle. Estes R$ 120,00 que poderiam estar sendo aplicados na produção, para obermos mais bens a serem distribuídos, são simplesmente distribuídos para parte dos setores governamentais. Somente teremos excluídos em uma sociedade, quando o governo, com competência, interferir na atividade dos que querem produzir. Toda ação governamental é um óbice a justiça social e não o contrário como tenta convencer os incautos. 

domingo, 25 de dezembro de 2016

BANDIDOS.



               Os terroristas islâmicos estão logrando êxito na forma que se utilizaram para invadir os países europeus sem necessitarem do uso da força. Com governos extremamente complacentes para com os ditos refugiados, os terroristas infiltram-se nestas hostes sem a menor dificuldade. Atentados cada vez mais frequentes ocorrem em toda e Europa e os governantes a tomar medidas inócuas quando não risíveis. Agora, com o atentado na Alemanha, em que foi utilizado um caminhão para matar doze pessoas e deixar mais de uma dezena de feridos, a chanceler alemã tomou uma medida drástica: irá intensificar a fiscalização na entrada de turistas. Sim de turistas, os refugiados seguem com a mesma tolerância. Mas poderia ser pior e eu não duvido que não seja a próxima medida a ser tomada. Será proibido o tráfego de caminhões em todo o território alemão. É cômico, mas não é impossível tendo em vista as atitudes que se adota para inibir os crimes. Aqui no Brasil, por exemplo, para diminuir a criminalidade o governo desarma a potencial vítima, facilitando assim o trabalho do meliante.

               Estariam os elementos citados por delatores na Lava Jato, agindo de forma propositada a provocar os seus algozes, para que eles os prendam por um motivo menos nobre do que, de fato, eles irão ser? Um senador petista em conversa com um  dos advogados de Lula, por exemplo, sugeriu que o molusco desacatasse de forma contundente e sistemática o juiz Moro, para que este o prendesse por desacato. Seria então uma prisão por um motivo fútil e que eles classificariam de autoritarismo, abuso de autoridade ou até mesmo do que eles mais gostam de acusar seus oponentes, um ato fascista. Moro inclusive foi desacatado por um dos advogados de Lula quando do interrogatório de uma testemunha. Conteve-se o magistrado e não fez o que poderia perfeitamente fazer, que era dar voz de prisão ao mal educado profissional. Quem vencerá? Moro perderá a calma antes de chegar o derradeiro dia de prender o Sr. Luís Inácio? Fica a dúvida. Façam as suas apostas.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

POPULISMOS.




               - Volto a utilizar-me de aforismo para exemplificar a situação em que estamos. “Tem razão, mas vai preso igual”. Temer pode estar tergiversando para se livrar da cassação alegando que o dinheiro da empreiteira Odebrecht foi solicitado diretamente por Dilma. Sim pode ter sido, mas isto não justifica o fato de ele ter igualmente se beneficiado do delito. Pode até ter alguma razão, mas.....
               - Socorrer os estados que estão em situação falimentar, sem que haja uma contrapartida é alimentar a má gestão. Ficará muito fácil e convidativo para o futuro, os demais entes federativos utilizarem-se do mesmo expediente irresponsável e cobrar, com razão, que lhe sejam dados os mesmos privilégios dados aos que cometeram os desmandos administrativos.

               - Tanto a Câmara como o Presidente da República são bonzinhos. Eles darão dinheiro para os estados falidos, sem nenhuma contrapartida.
               - Paulo Ferreira, ex tesoureiro do PT está em uma “sinuca de bico”. Só sai da prisão se pagar um milhão de reais. Se não pagar não sai, se pagar fica preso, pois é uma confissão de culpa de que, de fato roubou. E o Partido o abandonou as traças. Não tem saída, ou fica preso, ou não vai ser solto. Triste fim.
               - Seria interessante que antes que aparecesse os nomes dos delatados pelos diretores da Odebrecht, aqueles que estão sendo acusados antecipadamente, viessem a público e declarassem que tanto Marcelo como os demais não tem credibilidade nenhuma. Falem antes. Depois que eles falarem não é correto. Ou eles somente são mentirosos se falarem o nome do citado? Façam isto Lula, Dilma e Mantega, e obterão o meu respeito. 

               - Se eu entendi direito, o presidente Michel Temer está baixando os juros do rotativo dos cartões de créditos por decreto. Ele poderia aproveitar e ter umas aulas com o Maduro e criar o Ministério da Extrema Felicidade.

                -Como diz o ditado: “Tud depend del color, del cristal con que se mira”. Para alguns, caiu a máscara do Lula após todas as comprovações de seus ilícitos, inclusive no exterior. Para os que ainda o defendem, é a comprovação de que ele estava certo: Os gringos querem o nosso Pré-Sal.