terça-feira, 21 de março de 2017

DO ESTADO EM NOSSAS VIDAS.



                “Em qualquer país democrático do mundo ela seria presa, porque falou de um presidente da República” São estas as palavras do Lula. Vamos lá então: Que democracia seria esta Sr. Luís Inácio? O país que o Lula vive não é democrático? Falar de presidente tem que ser preso? (Bom em Cuba tem) e é esta a democracia a que o molusco se refere? Eu só acreditei que ele, de fato tinha dito isto, quando vi o vídeo.

               Gumercindo Saraiva era brasileiro e, frequentemente usava o idioma espanhol para se manifestar. Perguntado o motivo, ele em bom portunhol explicou que “prefiro non estropiar la língua de mi pátria” Assim eu acho que pensou a Dilma ao se pronunciar em francês, fora do Brasil. Ou seria falta de noção do ridículo mesmo?

               Demorou-se alguns anos para, mesmo que tardiamente se consolidasse no nosso país uma democracia. Para que isto seja aceito mundialmente, necessita-se de exemplos institucionais. Pois não é que a Dilma se esforça para destruir tudo isto afirmando lá fora fatos inexistentes como estes: "Podem tentar condenar o Lula por duas vezes, podem mudar as regras da eleição presidencial, por exemplo, com introdução do parlamentarismo e, terceiro, podem simplesmente adiar a eleição presidencial do ano que vem", A ex-presidente manifesta, assim, seu completo desconhecimento da realidade política e institucional do País.

               Não tenho mais medo da morte. Já vivi o bastante. Mas tenho sim um grande receio de que ela não seja sentida, ou sequer notada por àqueles a que tenho um profundo apreço.

               Se me fosse dada a opção de escolher entre o PT e o PSDB, eu preferiria a terceira: arder no fogo do inferno.

               Em tudo em que o Estado se mete e que não é de sua área de atuação, dá merda. Proíbe o uso de armas e a criminalidade aumenta. Obriga a criança a andar em uma cadeirinha dentro de um automóvel, sem se ter a real comprovação de que crianças nestes acessórios sejam salvas em caso de acidentes. Os cidadãos são obrigados a utilizar o cinto de segurança no automóvel, sendo que o seu não uso prejudica, única e exclusivamente o cidadão. Se um estado que não tem capacidade de fiscalizar os alimentos que são colocados na mesa do povo, porque se mete a cuidar de algo que somente diz respeito a segurança do indivíduo? Os açougues de antigamente, podiam até, uma vez que outra, se descuidar com a higiene e total assepsia do estabelecimento, mas não inoculavam em seus produtos substâncias cancerígenas. Veio o Leviatã e inviabilizou seus funcionamentos com leis, decretos, portarias e exigências que somente seriam atendidas com aporte de um grande investimento. Investimento este que foi possível a alguns poucos, com verbas do BNDS. O povo foi prejudicado, mas financiou a maldade que o atingiu.

“O melhor programa econômico de um governo é não atrapalhar aqueles que produzem, poupam, empregam, trabalham e consomem”. Barão de Mauá (1813-1889).


segunda-feira, 20 de março de 2017

CARNE FRACA


De como transformar um incidente em um grande evento e este em um mega prejuízo a uma nação inteira. Mesmo não sendo esta a intenção, as coisas acontecem.

sábado, 18 de março de 2017

DEMAGOGIA E INTRANSIGÊNCIA.



               Os criminosos de colarinho branco, principalmente os políticos, contam não só com a ignorância, como com a burrice do povo brasileiro. Se se descobre um crime em que a maioria dos partícipes são de uma determinada corrente partidária, para que isto se torne uma “página virada” em pouquíssimo tempo, basta incluir entre os criminosos alguns elementos do outro lado. Pronto, tudo se anula e os criminosos seguem agindo impunemente. Poucos brasileiros estão de fato, interessados em combater verdadeiramente o crime, estão sim empenhados fortemente em combater os criminosos e desde que sejam do partido opositor ao seu. A operação lava-jato, que investiga os crimes praticados por participantes dos governos, conta com o apoio total e irrestrito do PSDB, não por eles não os terem cometido, mas porque, se descoberto, a maioria já prescreveu. Não somente na esfera criminal a coisa deixa de andar pelo fato de haver uma verdadeira “guerra de belezas” entre os partidos que querem se locupletar com as benesses do poder. Mesmo que a medida seja necessária para a salvação do país, se foi proposta pela grei opositora, será eivada de erros e de más intenções para com o povo mais pobre da nação, mesmo que isto seja exaustivamente demostrado ser favorável e não contrário. O exemplo mais clássico é o da reforma da previdência que o governo petista, quando no poder, sinalizou estar caduco e que necessitava de ser reformado. Mas bastou ir para a posição que o velho PT de guerra voltou a fazer o que melhor soube desde a sua criação, uma oposição ferrenha, demagógica e irresponsável. Dizem, e com razão, que o que se deveria fazer é cobrar os devedores tanto da União como da previdência que se salvará a instituição. Se verdade fosse, teriam feito isto durante os 13 anos que tiveram no poder. É necessária sim, uma reforma previdenciária e os que foram derrubados do poder, agora não admitem mais nem o que defendiam. Mas verdade seja dita. Se se cobrasse as dívidas e se reduzisse as isenções ao estritamente necessário a um incremento da produção de alguns poucos setores produtivos, poderia se sim, fazer uma reforma na previdência que não fosse tão traumática. Que fosse nos moldes da proposta pelo governo Dilma, que seria feita aos poucos e que, no seu final, talvez até necessitasse de uma revisão. Mas não. Vai ficar um lado criticando o outro, sem nem o atual governo reconhecer que a proposta anterior era viável e nem a atual oposição sequer reconhecendo que outrora tenha sequer aventado se fazer algum ajuste. E assim vai o Brasil, rumo ao cadafalso. Nem chimangos e maragatos, nem palmeirenses e corintianos, com todas suas boçalidades são tão irracionais como os políticos de agora.

Nenhum país cresceu só concedendo "direitos". Todos cresceram e transformaram os "direitos" abstratos em concretos, com um aumento persistente da produtividade média do trabalho dos seus membros. Antônio Delfim Netto

quinta-feira, 16 de março de 2017

DE CORAGENS e falta delas.





               São três os tipos de homens que podem fazer sucesso com as mulheres: os fortes, os ricos e os que fazem rir. Se tu fores fraco, pobre e sem graça, só te resta uma virtude para agradar o sexo oposto. Tem que ser ousado. Estes, farão sucesso, com certeza. Mais do que a soma dos três primeiros.

               Pergunta que não quer calar: Até quando o petista Zé Dirceu aguentará calado na prisão sem abrir o bico e entregar todos aqueles que hoje, ainda fora dela, devem estar rindo dele?

                Onde estavam os sindicatos dos servidores públicos federais quando Dilma, em uma atitude de uma verdadeira estadista, sancionou a lei 2.618 que terminou com o privilégio de funcionários públicos se aposentar com a integralidade do salário? Fosse um presidente de qualquer outro partido, por mais compreensível que fosse, seria jogado aos leões. Mas do PT, pode.

               Caixa 2 nem sempre é de origem criminosa, mas é crime. Caixa 1 não é crime, mas algumas vezes tem origem criminosa. A desculpa de que caixa 2 não consta como crime no código penal é o mesmo que alegar que não é pecado previsto nos 10 mandamentos também e querer isentar os corruptos por isto. O pior é que tem gente ignorante no assunto que aceita passivamente estes sofismas. Alega-se que não sendo crime constante no código penal, não pode ser contemplado com qualquer tipo de punição. Como coisa que no Brasil só exista uma norma a ser obedecida. Logo no Brasil, em que se criou um cipoal de regras que é impossível se viver um único dia sem se cometer uma contravenção por ignorância de tantas leis existentes.

               Será que os advogados de Lula não lhe informaram que seria perguntado a ele o seu salário, que ele se embaralhou todo para responder? Não é má vontade de minha parte, mas eu ouvi mais de uma vez a resposta do Lula e não consegui entender bem qual é, de fato o seu rendimento mensal. Mas, eu mesmo, não saberia dizer assim, de chofre qual é o meu salário, vamos perdoá-lo por isto. Mas ficou estranho que sua mulher ganhasse mais de 3 vezes do que ele. Como este não era o alvo da investigação, o detalhe passou batido, mas terá, certamente consequências mais a diante.

 "Tributar pesadamente, tirando do mais capaz e do mais
  motivado para dar ao menos capaz ou menos disposto,
  em geral redunda em punir aqueles, sem corrigir estes."
                             (Roberto Campos)