segunda-feira, 22 de agosto de 2016

REPETIÇÃO, MENTIRA E INTRIGA.



               Está previsto para durar sete dias o julgamento de Dilma. O que me causa estranheza e de porque os senadores que a defendem aceitam postergar o fim, se isto só lhes causará sofrimento. Dizem que está sendo tudo filmado para a produção de um documentário do “golpe”. Seria até justificável que com este intuito eles adiassem o fim, para captação de mais elementos cinematográficos. Seria um bom material, mas se, e somente se, os discursos estivessem cheios de novos argumentos e que cada uma das intervenções, fossem para esclarecer alguma dúvida sobre o procedimento. Mas não. Tudo o que os senadores e senadoras, que defendem Dilma dizem é que “é golpe”. E não mudam de discurso pensando, talvez, que a velha técnica de Goebbels surta efeito. Será um documentário patético e repetitivo pior de se ver do que o filme do Lula.

               Lula mentiu ao dizer que tinham esquecido dele para a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos. Mentiu também quando disse, quando recebeu, por escrito, o convite, de que iria e mentiu novamente ao justificar a sua ausência dizendo que só iria se Dilma também fosse. Ora, o oposto seria mais verdadeiro. Se a presidente fosse ele não iria, seria o argumento mais lógico. Mas a claque aplaudiu o ex presidente quando ele falou que “esqueceram de mim”. Pois é Lula mentiu, e não será a última e nem foi a primeira vez que ele faz isto. Ele é uma máquina de mentira ambulante.

               É quase como a máxima do “não li e não gostei”, mas não li a reportagem da Veja acusando o ministro Toffoli de recebimentos indevidos de uma construtora envolvida na operação Lava Jato. Não sei o quanto de valores foi o envolvimento, mas um ministro não se envolveria em uma operação suspeita relativo a uma reforma de um imóvel. Se recebeu alguma distinção por ser ministro, isto em nada influenciou as tuas atitudes até agora, tendo em vista de como foram as várias decisões dele, inclusive sendo tido como um traidor de quem o indicou. Que o ministro não se julgue impedido e que participe de todas as votações com a isenção de até agora.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

TRES TESTÍCULOS.



                É a matemática, burro! É a matemática que regula os números e não a retórica. Como pode um país que vem sucessivamente incrementando seus gastos em relação ao que arrecada, ter alguma pretensão de crescimento? Só no segundo mandado FHC aumentou em 3,3% os gastos, Lula 16,9 e Dilma 3,8%. Neste ritmo, em breve estaremos gastando tudo o que arrecadamos com funcionários e serviços da dívida. Seria o caos.
             
               Se com uma caneta em mãos a utilizarmos para produzir um texto difamando um cidadão, não podemos por isto, classificar o objeto caneta, como perigoso. O perigo é o seu mau uso. Se esta fosse usada para fazer um poema ou uma defesa de um libelo, esta deixa de ser um objeto pernicioso para torna-se um benevolente instrumento de defesa. A simples posse de uma caneta não pode ser considerada criminosa se ela não tiver escrito nenhum texto incriminando, injustamente nenhum cidadão de bem. A posse de uma arma branca, idem, assim como também não deveria ser uma arma de fogo enquanto não causasse nenhum dano a terceiros. Já uma droga, tem o fim precípuo de ser consumida e causar mal ao seu usuário. Curiosamente tem gente que defende a liberação desta e a condenação das demais.

               A carta da presidente afastada Dilma é tão inócua quanto ridícula. Comecemos pelo fato de que o que ela diz não escreve, e se escreve não cumpre. Em 2013, quando houve as manifestações de rua, ela foi célere em ocupar rede te televisão prometendo governar de forma diferente, consultando o povo através de plebiscitos, o que não fez. Agora, novamente promete agir com docilidade e promete, se voltar ao cargo, fazer outro plebiscito, agora consultando o povo se quer novas eleições. Mas perde a humildade quando insiste na tese de golpe, para classificar o seu afastamento. É melhor a senhora Dilma avançar em seu projeto de estocar vento, que tem bem mais futuro do que as proposições em sua “carta renúncia”.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

PARA REFLETIR e criticar



               Existem várias formas de se enganar os ingênuos. Podemos tergiversar, maquiar, iludir, mas a mais perversa é a que une todas elas. O gramscismo é mestre nisto. Vejam o caso de uma simples palavra, a “responsabilidade”. Uma expressão que represente algo positivo, algo que tu sendo, é considerado um bom cidadão. Uma pessoa responsável. Se agregarmos a esta simples palavra um complemento, ela pode se transformar em um martírio para a sociedade. Basta somar a ela o “social”. Pronto agora deixou de ser uma opção para ser uma obrigação.


               Manifestantes amigos e parentes da médica assassinada em Porto Alegre, fizeram protestos soltando balões brancos pedindo paz e segurança. Inútil. Por dois motivos este tipo de atitude não tem nenhuma serventia. Primeiro porque o governador José Ivo, está na Argentina a defender o moribundo Mercosul e parece que depois vai passar no Palácio da Alvorada para dar apoio a Dilma, já que o motivo da ausência é prestigiar morto. O segundo motivo é que os bandidos não se sensibilizarão com balões brancos pedindo paz. A linguagem que eles entendem é outra bem diferente. Si vis pacem, para bellum.


               Goebbels, ministro de propagando de Hitler, teria afirmado que uma mentira mil vezes repetida, seria aceita como verdade. Depois parece que admitiu não haver necessidade de um número tão grande de repetição. Dez vezes seria necessário, desde que a mentira fosse agradável, mesmo que falsa. A verdade sim. Esta tem que ser repetida à exaustão para que o ignorante perceba de que ela, apesar de incômoda, tem de ser aceita. É por isto que tantos políticos, vendedores de ilusão se elegem e reelegem sempre prometendo o impossível.