quarta-feira, 11 de maio de 2016

MAIS UMA DESPEDIDA

Saber viver é uma arte. O grande arquiteto do universo é assim chamado pelos maçons, não por acaso, nos dá tudo no devido tempo, basta a nós sabermos usá-lo no tempo devido. Quantas vezes, para ganharmos dinheiro e prosperar na vida, queimamos etapas começando a trabalhar muito cedo e fazendo jornadas além do que o nosso corpo aguenta. Nas escrituras sagradas já diz que “há um tempo para cada coisa debaixo do céu...”. Muitas vezes conhecemos somente parte da vida de uma pessoa e julgamos que ela não aproveitou a vida como poderia, que deveria viver mais nababescamente, pois assim suas posses permitem. Mas esta é uma parte da vida. O final. Mas a vida toda é um somatório de criança, jovem, adulto e somente depois chegamos a velhice. A arte de saber viver é dosar o gasto das energias em cada uma destas fases na devida proporção de que as temos. Escrevo isto em homenagem ao meu tio Benoni. Sempre tive inveja do tio. Não o conheci na sua infância nem juventude, mas ouvi algumas histórias de quando era adulto e o conheci na velhice. Cada uma das fases vividas exatamente como se deve viver, não queimou etapas, portanto não houve nenhum desgaste físico desnecessário para viver a vida em sua plenitude. Teve toda a capacidade intelectual quando necessário e a soube usar, quando não necessitava mais muito dela, ficou em um cantinho sendo usada somente nos momentos mais necessários. Guardo comigo a sua última imagem olhando para mim sentado no seu sofá levantando a cabeça, esboçando um sorriso e dizendo “O Afonsinho, como vai a família?”. Se, conheço alguém que soube muito bem viver a vida, este foi o tio. O poeta Francisco Otaviano dizia em seus versos “Quem passou pela vida em brancas nuvens/ e num plácido repouso adormeceu/ Quem não sentiu o frio da desgraça, quem passou pela vida e não sofreu.....” Este foi o tio Benoni. Eu só não aplico o final do verso que fala que foi um espectro de homem, pois o tio não foi. Para mim foi um sábio na arte de bem viver. Descanse em paz tio Benoni.

Afonso Pires Faria, 11.05.2016.

domingo, 8 de maio de 2016

DESGRAÇADOS

               É triste ver o que o partido, hora no governo, fez com a nossa maior empresa. É decepcionante saber, que foi instaurada uma comissão parlamentar de inquérito para apurar os danos e ninguém  foi punido. É de dar tristeza ver deputados membros do partido governante, defendendo o indefensável. Chega a dar náuseas descobrir que alguns elementos tentavam agir de forma obscura no interior da CPI para forjar provas, distorcê-las e até inviabiliza-las para livrar de pena os criminosos. Como pode um elemento comprar deputados para fazer isto, tendo em vista ser este um representante do povo e eleito para defendê-lo. Mas no dicionário não encontrei como qualificar o que se vendeu, sendo ele um membro da oposição. Pena eu teria para lhe dar, adjetivo para qualificá-lo não. Gostaria que a pena para este falso representante popular fosse semelhante a que o grupo do José Genuíno fez com um menor, filho de agricultor no interior do nosso Brasil, que não descrevo aqui pelo excesso de barbárie. Mas bem que se poderia fazer com um traidor da pátria, já que se fez com um que tentou salvá-la. E no nosso Brasil das contradições os assassinos foram premiados. Espero que desta vês, os traidores sejam devidamente punidos. Senador do PSDB, posar de oposição e aceitar dinheiro para ocultar provas, se comprovado, é de um comportamento, de fato, sem conceito para descrevê-lo. 

sábado, 7 de maio de 2016

AINDA NÃO ESTAMOS A SALVO

               Novamente não deu exatamente como o previsto. O Brasil não se tornou um país com um regime totalitário e sem classes sociais. A primeira tentativa explícita foi em 35 quando a pouca inteligência de Prestes e a precipitação de seus companheiros inviabilizaram o golpe. Desta vez foi o excesso de esperteza e a concentração de poder em uma só pessoa que inviabilizou os planos. Só que ao contrário do que ocorreu na China e na URSS em cujos lideres do partido totalitário, se tornaram grandes empresários, no nosso país eles se tornarão presidiários. Alguns já cumprem a sina.

               Não pensem vocês que no Brasil e no resto da América Latina, por não ter havido uma vitória da luta armada pela tomada do poder pelos comunistas, eles desistiram de sua empreitada. Somente o método leninista foi substituído pelo gramsciano. Felizmente também estão fracassando e caindo um a um. Paraguai, Argentina e Brasil já se sentem, pelo menos parcialmente livres das amarras comunistas.


               O que é imoral não é um deputado ter foro privilegiado. O estranho é ser chamado de privilégio o fato de ser julgado por uma instituição na qual eles deveriam temer e não preferir a serem julgamentos. Esta preferência insinua ares de privilégio e não deveria ser. Quando um criminoso escolhe uma determinada corte para o seu julgamento, e esta é a mais suprema do país, algo há de errado no sistema jurídico do Estado.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

DE COMO GOVERNA O PT

               Cada vez que o governo, através de dádivas, beneficia uma pessoa ou um grupo delas não está, ao contrário do que afirma, tirando-os da pobreza. Este ato de aparente benevolência está sim criando uma dependência do beneficiado junto ao seu benfeitor e com isto uma pretensa gratidão que será futuramente cobrada. Será este um escravo. Já o governo responsável que cria empregos em vez de benesses poderá não ser tão idolatrado, mas estará libertando o seu povo da escravidão.



               O Partido dos Trabalhadores, para justificar os seus desvios alega que antes também eles existiam. Alega também que varias pessoas ascenderam na vida durante o seu governo. Fala como se o PT fosse o único responsável por todas as benesses ocorridas na nação. Como se o Brasil fosse literalmente parar se não fosse ele o vencedor das eleições. Se é que houve um avanço no crescimento social houve também uma farta distribuição de recursos em número exponencialmente maiores para quem não precisava, não merecia e nem legalmente teria como recebê-lo. Estou falando das montadoras, de Eike Batista e de países com regimes ditatoriais respectivamente.  

quarta-feira, 4 de maio de 2016

terça-feira, 3 de maio de 2016

É BEM ASSIM

               As atitudes foram se tornando tão diametralmente oposta aos discursos que até o mais iletrado, ignorante e com alguma deficiência mental, foi se dando conta disso. O pior é que alem de controverso o discurso não mudava. O partido ora no poder usou e abusou do discurso fácil da luta de classes. Fazia isto e acusava o seu adversário de fazê-lo, bem ao estilo leninista. Deu certo por algum tempo até que os “inocentes úteis” também se acharam no direito de participar, não só dos trabalhos, como também do fruto dele. Viram que seus lideres estavam se locupletando em demasia e a sua situação, em vez de melhorar, piorava. A contumácia no crime faz com que o criminoso comece a negligenciar na sua prática, deixando assim pistas cada vez mais evidentes das ilicitudes. A quantidade, cada vez maior, também dificulta a sua ocultação e as evidências ficam tão explícitas que até o povo mais desinteressado pela política e pelos governos, se da conta disso. O povo agora está nas ruas a pedir ou que se cumpra o prometido ou que se mude o discurso. O primeiro já não é possível o segundo impossível é.