domingo, 18 de novembro de 2012

PERDULÁRIOS.


Quando se gasta mais do que se ganha, o resultado é um só: o desajuste financeiro. Pois no Brasil existem vários exemplos disso, o maior de todos a meu ver foi a construção de Brasília. Foi feita em sua totalidade, de uma só vez, sem sequer haver recursos para isto. O pior de tudo é que o responsável, por esta irresponsabilidade foi elevado ao status de herói.
Seguiram-se as irresponsabilidades, até culminar com a atitude do presidente Lula ao mandar o povo gastar e consumir, quando havia no mundo todo, uma recessão. Assim como a construção da nossa nova capital, o povo que estava no presente, não sofreu as consequências da irresponsabilidade. Esta só foi sentida pelas próximas gerações.
Mas no nosso país, a coisa é assim mesmo. É mais circo que pão. Premia-se mais o irresponsável que o responsável, o perdulário que o econômico, o mentiroso do que o verdadeiro, é sempre assim, o benefício imediato mesmo que para isto tenhamos que sacrificar as gerações posteriores, sempre o circo e não o trabalho. Se qualquer empresa dedicada a produção, atrasar o recolhimento do FGTS, de seus funcionários, será punida severamente, e com razão, pois está sonegando um tributo que o governo, no futuro, terá que repassar ao cidadão. Mas pesquisem a dívida que tem para com o fisco, os clubes de futebol, e quanto eles tem de receita. É incomensuravelmente maior do que a receita de qualquer empresa devedora. Só que o trabalho tem de pagar, o circo não.
Como no Brasil a coisa esta funcionando deste jeito, até quando não se sabe, a nossa presidente, em discurso, para nações do resto do mundo, está censurando, a forma dos países europeus de saírem da crise, com austeridade. Prega ela que o correto de se sair da crise, é gastar mais, indo de encontro a todas as leis da economia. Uma administradora que quebrou uma loja de R$ 1,99, posta a administrar o Brasil, para fazer o mesmo, não contente com afundar um país, quer afundar o mundo todo. Juntando-se a ela o governo que está a administrar a maior economia do mundo, acho que a missão da nossa presidente, não será assim tão difícil não.
Afonso Pires Faria – Caxias do Sul, 17.11.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário