sexta-feira, 15 de junho de 2018

MUITA DEMOCRACIA E BASTANTE DIREITOS.


Para ganhar as eleições presidenciais deste ano só existe um discurso possível: O candidato vencedor há de apresentar aos eleitores uma solução simples para resolver todos, eu disse todos, os problemas do nosso país, não com o mínimo de sacrifício como estaria prometendo o seu oponente “faxista”, e sim sem nenhum sacrifício. Este deve ser suportado por aqueles que hoje mamam nas tetas do governo, que usurpam todo o dinheiro do povo com benesses e luxos desmedidos. A promessa do fim da corrupção é essencial para a vitória. Mas não basta. O povo terá seus direitos majorados e remuneração avultada. Mesmo não tendo a mínima autoridade para isso, o vitorioso prometera a diminuição do número de deputados e senadores e cortará todas as verbas acessórias recebidas pelos juízes. O salário mínimo será triplicado e não causará com isto desemprego, pois segundo as regras econômicas da cartilha keineziana, com o aumento do consumo demandará maior mão de obra para sua produção. E assim irá aumentando suas promessas o candidato vencedor. Vendo que está a angariar mais simpatias e subindo nas pesquisas eleitorais, se arvorará a ir mais longe. Já que revogou a lei de mercado, o que custa prometer também fazer o mesmo com a lei da gravidade? Ah esta nefasta lei da gravidade. Será extirpada do nosso território. Tenha certeza que, com o grau de discernimento que possui o nosso eleitor, este será sim o candidato que vencerá as eleições. Depois de eleito, é só começar a estocar vento.

Vejo as pessoas revoltadas com o fato de a ex presidente Dilma andar viajando para o exterior com o nosso dinheiro. Ora bolas, onde está o erro nisso? Acaso ela não tem todo o direito de fazê-lo? Não está tudo, mas tudo mesmo estabelecido nas leis do nosso país? Diriam alguns que é legal, mas não é moral. Mas se não está dentro dos parâmetros morais, quem foi que permitiu que isto fosse colocado dentro da nossa lei maior? A maioria dos deputados e senadores que pariram esta excrescência que chamam de Constituição Cidadã. Pior: é aplaudida e louvada pela grande maioria da população que chama isto de a mais progressista de todas as cartas magnas do planeta. E é.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

RUMO AO FUNDO.


Para comprovarmos a ignorância e a pouca capacidade que a nossa população, que vota, possui, basta fazermos um pequeno teste. Se esta gente for submetida a escolher entre três canais de televisão: um que apresentará um documentário sobre as posições políticas e econômicas de Marx, Misses, Celso Furtado e Roberto Campos, outro canal apresentaria um resumo da vida de políticos que influenciaram na vida do Brasil e do mundo como Che, Getúlio Vargas e D. Pedro II. Se somarmos a audiência destes dois canais que apresentou em horário nobre de um canal aberto, e compararmos com o número de espectadores de um programa sobre a vida amorosa de artistas nem tanto famosos, mas em evidência, tipo Jô Jô Todinho, Mc Catraca e Anita, tenha a certeza de que este, mesmo que não esteja em horário privilegiado, terá mais do que o dobro da soma dos outros dois. Portanto não espere que os candidatos que se apresentarão para concorrer nas eleições de 2018, tenham um discurso lógico e racional para conquistar os seus eleitores. Ele fará promessas vãs, falsas, desconexas com a realidade, populistas, mentirosas e bem de acordo com o que pensam os artistas acima citados. Para salvar o país, dirão eles, precisamos de mais festa, mais alegria, mais divertimento e menos proibições. Mais direitos e menos obrigações, um Estado que dará a toda a população mais alegria do que tristezas. Sim, será este o discurso do candidato vencedor. Quem clamar pela lógica estará fadado a derrota certa. A democracia nos impõe isto: um governante escolhido segundo o pensar e o modo de viver da maioria de sua população. Ou mudemos o regime ou nos conformemos em ser governado por um néscio.

Desde que não venhas me agredir com tuas atitudes insanas, também não o farei com meu conservadorismo exacerbado.
Afonso Pires Faria, 13.06.2018.  

sexta-feira, 8 de junho de 2018

O BURRO E OS PESQUISADORES.



Fica a dica: Não acredite nas pesquisas, ou se acreditarem pelo menos saibam que elas podem dar certo ou não. Mas a dica dada por mim para saber o resultado é infalível.

domingo, 3 de junho de 2018

FASCISTAS SÃO OS OUTROS.


Nada perturba mais a mente de um debatedor honesto, que age dentro das regras e tenta ser lógico, do que ser acusado de uma coisa da qual ele, definitivamente não é. Este golpe se torna mais contundente ainda quando o seu acusador é o legítimo portador dos defeitos que lhe são atribuídos. Um cidadão imbuído de boas intenções, com esperanças de fazer um debate para aparar arestas, chega com um discurso e uma linha de raciocínio pré estabelecida dentro de um raciocínio lógico e verdadeiro. Sabe que seu oponente tem ideias diametralmente opostas as suas mas pretende apenas demonstrar as suas opiniões. Eis que na primeira fala do outro, se vê acusado de algo que ele enxerga explicitamente representado nas ideias do seu oponente. Assim estão agindo os representantes do regime deposto do comando do nosso país. Não admitem que outro pense diferente de suas ideias e obrigam colegas e amigos a aderir a movimentos por eles organizados. Se não aderirem são insultados verbal e fisicamente, utilizando-se da força para este e do epíteto de “faxista” para aquele. Vejam só, como se pode enfrentar esta turba que age exatamente como os fascistas agiam? Pior. As reivindicações dos revoltosos são pedidos de que o governo pague e contemple com direitos, parte da população. O que é pedir que o governo faça algo, que não a solicitação de mais Estado? O que é um estado inchado do que um governo caracteristicamente fascista? Quem ensinava seus discípulos a acusar do que se faz e xingar do que se é, que não os lideres fascistas? É o samba do crioulo doido elevado ao nono expoente.

domingo, 27 de maio de 2018

FRASES E REIVINDICAÇÕES INÓCUAS.

Frases bonitas muitas vezes são proferidas por políticos e palestrantes com fins exclusivos de se produzir exatamente nada. Até pessoas de prestígio eventualmente caem nesta armadilha. O juiz Sergio Moro, do alto de todo o seu prestígio largou uma destas pérolas ao dizer que “Ninguém está acima da lei”. Sim, esta é uma frase muito bonita e justa, mas no nosso país, em que se tem um tipo de lei para cada casta ou cada região ou cor de pele, sexo, religião etc., esta afirmação é inócua. Possivelmente o magistrado estivesse se referindo ao Lula, mas se fosse igual mesmo e o ex presidente não tem curso superior, o que faz ele em uma cela especial? Claro, devido ao cargo que ocupou, é bem possível que exista uma lei que o enquadre em tal situação. Então, não me venha dizer que a lei é igual. É, mas não é. Para todos, mas não todos. Meu pai costumava dizer que a pessoa quando não tem o que dizer que se mantenha calada.


Referente a greve dos caminhoneiros eu gostaria de orientar aos que a estão aprovando, que mesmo as reivindicações sendo justas, se atendidas, de nada vai solucionar os problemas macros do nosso país. Este é o tipo do pleito que o governo pode simplesmente atender todos os pedidos dos grevistas que vai somente postergar a solução definitiva. Como pode alguém acreditar que uma isenção de impostos não vai gerar a criação de outros para substituí-los, ou o incremento dos já existentes? Uma paralisação geral só terá efetividade se for para diminuir as despesas. Isto o governo não fará voluntariamente e por incrível que pareça não é pauta de nenhum movimento paredista.